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28.03.2018

Fórum Análise de Crédito discute como aliar interesses entre analistas de crédito e vendedores

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Na manhã desta quarta-feira, 28, a CDL Blumenau realizou o primeiro encontro do ano do Fórum Análise de Crédito. Participaram 13 pessoas de empresas que atuam em diversos segmentos, além do facilitador Jorge Luiz Caresia, da psicóloga Viviane Giombelli e da coordenadora do SPC da CDL Blumenau, Marise Stribel Pogalski. O tema principal foi sobre como aliar as vendas com a análise de crédito.

Após a apresentação inicial dos participantes, Viviane realizou uma dinâmica para saber o que eles esperam do Fórum Análise de Crédito, as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia e como atuar diante das situações, principalmente no momento de negar o crédito ou venda. Uma das dificuldades apresentadas foi com relação as diversidades entre analistas de crédito e vendedores.

Os participantes relataram que, muitas vezes, o vendedor quer realizar uma venda no crediário, mas, após a análise de crédito, percebe-se que para aquela situação poderá gerar inadimplência. “O vendedor tem metas e precisa fechar vendas. O analista de crédito precisa garantir que o cliente pagará pelo produto ou serviço. É preciso conversar e criar estratégias que sejam boas para os dois e ainda estejam de acordo com o planejamento da empresa”, explica Viviane.

Por meio da dinâmica e as experiências compartilhadas, os participantes puderam ter ideias de como agir nos próprios espaços de trabalho. Para o executivo da DMU Serviços, Gustavo Alessandro Dapper, que pela primeira vez participou do grupo, uma sugestão é manter um histórico de cada vendedor. “Por meio desse histórico de vendas e se foram pagas ou não, nós conseguimos desenvolver mais consciência sobre as vendas nos profissionais, além de usar como argumento para autorizar uma venda ou negar o crédito. É uma maneira de reduzir a inadimplência e não perder vendas”, explica Dapper.

A analista de crédito e cobrança da Hennings Mangueiras e Conexões, Simone Largura, lembrou que “a venda só termina quando recebe pelo produto ou serviço”. Nesse sentido, alguns participantes comentaram que nas empresas o vendedor só recebe a comissão quando ocorre o pagamento por parte do cliente. “Esta é mais uma forma de gerar consciência no vendedor e fazer com que ele compreenda a importância de uma venda feita com aprovação do crediário”, complementou o facilitador Caresia.

“É preciso inovar o jeito de ser analista de crédito e de ser vendedor, bem como criar vínculo maior com o cliente. Não se pode perder vendas ao mesmo tempo que não é possível realizar vendas que ofereçam alto risco de inadimplência”, finalizou Viviane.

Fórum Análise de Crédito discute como aliar interesses entre analistas de crédito e vendedores

Fórum Análise de Crédito

O Fórum Análise de Crédito reúne profissionais que trabalham direta ou indiretamente com vendas no crediário. Com o apoio de um facilitador e uma psicóloga, o grupo discute melhorias, novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de técnicas para a uma cobrança mais eficaz.

O próximo encontro será no dia 25 de abril, no auditório da CDL Blumenau. Para participar do encontro basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa.

Fórum Análise de Crédito discute como aliar interesses entre analistas de crédito e vendedores  

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