Notícias

23.03.2018

“Minhas obras, meus poemas” é a nova exposição do Espaço Cultural Casa do Comércio

Compartilhe: Google+

Com o clima do outono é que vem a nova exposição do Espaço Cultural Casa do Comércio. Intitulada “Minhas obras, meus poemas”, a mostra é da pintora Iracema Raizer. São sete obras e para cada uma delas Iracema escreveu um poema. A exposição, localizada no 1º andar da Casa do Comércio, segue até o dia 5 de abril. A visitação, aberta ao público e gratuita, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A mostra é organizada pela CDL Blumenau.

As pinturas trazem flores, árvores, casarão antigo e até o famoso Vapor Blumenau.  Iracema conta que que se inspirou no outono, estação que iniciou em 20 de março, para montar a mostra. “Elaborei essa mostra ao perceber que os temas escolhidos me inspiraram a criar poemas e, assim, cada obra tornou-se mais real com sua história em forma de poema”, conta.

A artista explica que a inspiração para cada pintura foram as lembranças e fatos que marcaram a própria vida. A obra “Outono”, por exemplo, ela só terminou após se recuperar de uma fratura na perna, em 2005. “Foi o meu outono. Eu ficava pensando se conseguiria sair dessa e consegui. Ele significa muito para mim”, conta.

Sobre o “Vapor”, Iracema conta que quando era criança e viajava de Lages para o litoral, passava por Blumenau e podia ver o barco. “Eu sempre achei o Vapor muito lindo e pensava nos meus avós e nos imigrantes que vieram para cá por esse tipo de meio de transporte”, lembra.

Para cada obra, Iracema tem uma inspiração, uma história e um poema. “Convidamos a todos para prestigiar essa mostra, que tem o apoio da CDL Blumenau. A artista, por meio das obras, nos faz refletir sobre as nossas lembranças ao mesmo tempo que nos faz relaxar”, afirma o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio.

Iracema Raizer

Além de escrever contos, crônicas e poemas, Iracema Raizer também traz na bagagem aperfeiçoamento artístico por meios de diversos cursos, oficinas e workshops. É também aluna do Arte Vária - Centro de Estudos da Arte de Blumenau e integrante do grupo Barbotina, que produziu oito obras para a exposição permanente “Os Gatos de Edith”, para o Horto Botânico da Fundação Cultural, em homenagem a Edith Gaertner, pela passagem dos 135 anos de nascimento e 50 anos de sua morte. Iracema também já participou de exposições coletivas e individuais em Blumenau e região.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo