06.04.2018

CDL Jovem: Empresário fala sobre erros e acertos em empreendimento e surpreende participantes

O espaço Case de Sucesso da CDL Jovem Blumenau, no dia 5 de abril, contou com a participação de um empresário local, mas com alcance em outros países. Ronildo Teixeira proprietário e fundador da Eletromecânica Teixeira (EMT) conversou com os participantes sobre a história da EMT. Fundada em 1992, a empresa tem sólida experiência no ramo de máquinas têxteis, especialmente em máquinas para tingimento com tecnologia de última geração.

Teixeira contou como começou a empresa, falou do rápido crescimento, de como um enorme capital de giro disponível se transformou em dívidas e ainda como está sendo dar a volta por cima e a superação. O empresário contou sobre erros e acertos, tanto nos momentos bons quanto nos ruins e do impacto da crise, que iniciou em 2010, em uma conversa sem formalidades e com bastante interação dos participantes.

Sobre os aprendizados, Teixeira destacou alguns. “Foi na crise que aprendi que não podemos trabalhar com o coração. Se for necessário demitir, temos que demitir. Não é pessoal, mas é pela empresa. Precisamos trabalhar com a razão. Outro aprendizado que ficou foi o de não contratar parentes, pois na hora da demissão gera muitos desconfortos e até conflitos”, explicou.

Sobre os funcionários, Teixeira lembrou que apesar do alto custo é preciso contratar bons trabalhadores. “É caro, mas precisamos investir em bons funcionários, pois isso reflete em todo o processo”, complementou. O empresário também comentou sobre a importância de, quando começar a ganhar dinheiro com o negócio, não sair comprando carros de luxo ou imóveis, mas sim investir na empresa.

Perguntando sobre uma dica que ele deixaria para o grupo, o empresário foi categórico. “Acreditem no potencial de vocês. Eu acreditei no potencial de abrir uma empresa nesse ramo e fiz. Não me arrependo”, afirmou.

Ao término do bate-papo, os nucleados parabenizaram o empresário pelas contribuições e por compartilhar experiências tão valiosas. “As melhores palestras são essas como a sua, que trazem a verdade nua e crua, com números. Parabéns por sua humildade em compartilhar a sua história conosco, mesmo dos momentos em que ela não foi de sucesso. Aprendemos muito”, disse Rodrigo da Silva, empresário do Grupo RVG, associado à CDL Blumenau.

CDL Jovem Blumenau

Reunião

Como de costume, ao iniciar a reunião, que contou com 26 participantes, todos os presentes puderam se apresentar e falar sobre seus negócios. Em seguida, os membros discutiram e alinharam algumas ações que estão programadas, como a Rodada de Negócios, que ocorre no dia 24 de abril e a o Dia da Liberdade do Imposto (DLI), que será em maio.

Para participar do encontro, que é aberto ao público e gratuito, é preciso confirmar presença pelo telefone (47) 99625-0304 ou pelo e-mail cdljovem@cdlblumenau.com.br. A reunião inicia às 12h30, no auditório da CDL Blumenau (Alameda Rio Branco, 165).  Para acompanhar as novidades do núcleo, basta acessar a página no Facebook: facebook.com/CDLJovemBlumenau.