16.05.2018

CDL Jovem promove Dia da Liberdade de Impostos, em Blumenau

No dia 24 de maio será realizado o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), uma ação de conscientização sobre a alta carga tributária brasileira que incide em produtos e serviços e que é onerosa para a população. A data marca o dia em que começamos a trabalhar para pagar contas, e não mais os impostos. Em Blumenau, a ação é organizada pela CDL Jovem, núcleo da CDL Blumenau.

A ação é uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e ocorrerá em 17 Estados, com realização das CDLs Jovens. No dia, empresários dos mais variados segmentos comercializarão produtos com o desconto referente ao valor dos impostos incidentes.  Em Blumenau, quatro estabelecimentos e dois shoppings participarão. Veja abaixo a relação.

Este ano, a campanha tem como mote o “Impostossauro – o Pesadelo do Brasil”. O “mascote” é um dinossauro, mostrando que o sistema tributário do Brasil é arcaico e feroz, por “morder” uma parte de tudo que compramos. O vice-coordenador da CDL Jovem Blumenau e um dos organizadores do DLI na cidade, Jefferson Godoy, destaca que esta é a primeira vez que o núcleo participará desta ação nacional.

“Todos sabemos que no Brasil a carga tributária é alta, mas, em geral, as pessoas não se dão conta de quanto de imposto realmente pagam. O objetivo da ação é justamente mostrar esses valores e como isso impacta na vida do empresário e do consumidor”, explica Godoy.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a ação é um muito importante para despertar nos cidadãos a importância de se informar e procurar meios de mudar este cenário. “A carga tributária no Brasil é alta, pois foi aprovada pelos políticos, nossos representantes. Todos nós, empresários ou não, sofremos diretamente com isso e devemos nos informar e cobrar por um sistema mais justo. O DLI está aí para desperta o interesse nas pessoas pelo tema”, afirma Roncaglio.

Como funcionará

Em Blumenau, lojas de shoppings e outros quatro estabelecimentos participarão do Dia da Liberdade de Impostos. Cada local terá as próprias regras para a realização, como quais e a quantidade de itens que serão vendidos sem impostos e forma de pagamento. A ação será realizada no dia 24 de maio, durante o horário de funcionamento de cada estabelecimento ou até encerrar a quantidade de produtos destinada ao evento.

Don Corleone Pizzzaria: irá vender 300 pizzas de 35cm sem imposto (45%), com isso, a pizza custará em média R$ 20,00.  Endereço: Rua Paulo Zimmermann, 2012, Centro – Blumenau. (47) 3035-4949

Click Papelaria  Mochilas: comercializará quatro mochilas e quatro almofadas de pescoço, sem imposto, que varia de 29,8% a 30,7%. Endereço: Rua XV de novembro, 1436, Centro – Blumenau. Fone: (47) 3035-4074

Charme Presentes: venderá porta documentos, porta joias, espelhos e copos canudo diversos água com desconto de 12% a 14%, de acordo com o valor do imposto. Serão vendidas 10 unidades de cada produto. Endereço: rua Benjamin Constat, 939 - Loja 5 / Anexo Galegão Escola Agrícola – Blumenau. Fone: (47) 3080-6877

Ponsoni: empresa de móveis e equipamentos para escritório, que venderá armários, mesas e credenza, totalizando 15 peças, com 15% de desconto, referente ao imposto. Endereço: rua Antônio da Veiga, 419, Victor Konder – Blumenau.

Shopping Neumarkt e Norte Shopping: os estabelecimentos não informaram quais, apenas que no dia diversas lojas dos dois centros comerciais venderão produtos sem impostos. É preciso conferir no dia as lojas participantes e critérios.

CDL Jovem promove Dia da Liberdade de Impostos, em Blumenau