30.05.2018

Horário do Comércio de Blumenau no Feriado de Corpus Christi

Conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017-2018, estabelecida pelo Sindilojas e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio, o Comércio Varejista de Blumenau poderá funcionar normalmente no ferido de 31 de maio (Corpus Christi).

Confira abaixo o que diz a cláusula 38 da CCT:

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - DO TRABALHO EM FERIADOS

Fica estabelecido que todas as empresas terão plena liberdade de abrir seus estabelecimentos, sem limite de horário em feriados, exceto em relação ao domingo de Páscoa, dia de Natal (25/12), dia de Ano Novo (1º de janeiro) e dia do Trabalhador (1º de Maio). Nos feriados em que os empregados trabalharem, além do direito a um dia de folga remunerada, farão jus à ajuda de custo para transporte, alimentação e creche de R$ 63,00 (sessenta e três reais) por feriado trabalhado no mês.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: A folga remunerada prevista no caput desta cláusula deverá ser concedida no mês em que se der o feriado trabalhado.

PARÁGRAFO SEGUNDO: A ajuda de custo a ser paga em cada feriado trabalhado, prevista no caput desta cláusula, tem natureza indenizatória, não gerando reflexos sobre demais parcelas, seja a que título for.

Neste sentido, a CDL Blumenau destaca que cada lojista tem autonomia para decidir sobre o fechamento ou não do seu estabelecimento, nesta quinta-feira, 31 de maio. Caberá a cada empresário avaliar a situação e deliberar sobre o assunto, levando em consideração as determinações da CCT.

No entanto, a CDL Blumenau reforça a importância do funcionamento normal do comércio na sexta-feira, 01/06 e no sábado, 02/06. A entidade destaca que é preciso se preparar para atender os clientes, visto que, aos poucos, os postos estão recebendo combustível e espera-se que a rotina da população, inclusive de compras, volte ao normal.

A Prefeitura de Blumenau informou que, em razão da vinda de 85 mil litros de combustível à cidade para a prestação de serviços públicos essenciais, o funcionamento do transporte coletivo urbano seguirá o atendimento nos próximos dias, mas com horários reduzidos. A prefeitura reforça que a racionalização do uso da frota será necessária até que a situação do abastecimento se normalize.

Confira abaixo como funcionará o transporte coletivo até segunda-feira, 4 de junho.