28.05.2018

Oportunidade: transforme a Copa do Mundo em bons negócios

Desta vez a Copa do Mundo não será no Brasil, mas, nem de longe, isso quer dizer que não é possível tirar proveito do evento e fazer bons negócios. Afinal, a paixão por futebol ainda é grande no Brasil, movimenta a economia e toma as ruas de verde e amarelo.

Neste ano, a Copa do Mundo será na Rússia de 14 de junho a 15 de julho. Os jogos da primeira fase já estão definidos e, apesar do fuso-horário, serão em horário comercial. E como o seu estabelecimento está se preparando para essa data? É preciso planejar as ações que podem gerar aumento de faturamento e fidelização de clientes. Por isso, é necessário organizar o próprio comércio e a equipe para esse período.

O primeiro passo é estar atento ao setor em que a sua empresa atua, quais produtos ou serviços comercializa e qual o seu público. Com base nisso pense nos seguintes itens:

- O que a sua empresa irá fazer durante o período da Copa do Mundo? Crie ações que são relevantes para o público-alvo. Uma loja de roupas, por exemplo, pode produzir uma vitrine com tema de futebol e vender produtos nas cores verde e amarela. Lembre-se da decoração e sonorização do ambiente.

- Sua loja ficará aberta durante os jogos? Lembre-se de ter uma televisão com boa qualidade de imagem e tamanho adequado para transmitir os jogos e, se for o caso, oferecer comes e bebes ou algum mimo.

- Já conversou com a sua equipe? Independentemente do seu estabelecimento ficar aberto ou fechado durante os jogos, combine antecipadamente com os colaboradores como serão os horários de atendimento. Se for fechar, os funcionários serão dispensados ou terão que assistir aos jogos na empresa para depois voltar ao trabalho? Se for abrir, o que você vai oferecer à equipe para motivá-la? Lembre-se de treinar o seu time.

- Você vende produtos relacionados à Copa do Mundo? Então, fique atento ao estoque. Desde produtos simples como bandeiras, apitos e camisetas a artigos de maior valor, como televisão, costumam ser itens muito procurados na véspera da Copa.

- Comunique os consumidores. Conte a eles quais os diferenciais que seu estabelecimento está oferecendo, seja em produtos ou atendimento. Divulgue nas redes sociais, coloque um cartaz na sua vitrine informando o horário de atendimento e use a mídia a seu favor.

Jogos do Brasil na primeira fase

17/06: Brasil x Suíça, às 15h

22/06: Brasil x Costa Rica, às 9h