04.06.2018

Liberté Veículos aumenta 22% índice de aprovação de financiamentos com apoio da CDL Blumenau

Há 16 anos associada à CDL Blumenau, a Liberté Veículos tem a entidade como um verdadeira central de soluções para o negócio. A parceria de longa data já trouxe inúmeros benefícios à concessionária, principalmente para realizar consultas ao SPC, cursos e usar os mais de 50 benefícios disponíveis.

O gerente Administrativo Financeiro Liberté Veículos – RENAULT, de Blumenau, Fernando Aurélio Tavares, trabalha na empresa há 12 anos e há cerca de cinco ocupa o cargo de gerente. Ele conta que ao longo desses anos de parceria muitas ações e procedimentos mudaram, inclusive a relação com a CDL Blumenau, que passou a ser mais proveitosa.

Um dos destaques é com relação ao uso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), atividade oferecida pela CDL Blumenau. De acordo com Tavares, para auxiliar os clientes e efetivar as vendas de veículos, um importante papel da concessionária é auxiliar na obtenção de crédito por meio de bancos e financeiras.

“Até há pouco mais de um ano, cada filial nossa realizava as próprias consultas, de outro modo e com outro sistema, para analisar a possibilidade de concessão de crédito e, então, encaminhar aos bancos e financeiras. Entretanto, a operação estava muito cara e não atendia mais as demandas na concessionária. Foi quando revisamos nosso modelo, criamos um departamento que analisa o crédito e procuramos o SPC da CDL Blumenau”, explica Tavares.

O gerente conta que a CDL Blumenau trouxe a solução na medida certa. Por meio do novo departamento de análise de crédito, as consultas passaram a ser feitas no SPC. “Fizemos uma semana de testes e aprovamos o resultado. Atualmente realizamos consultas de cheques e de pessoas físicas e jurídicas na base do SPC. São em média 450 consultas por mês, sendo 300 só de pessoa física”, afirma.

O resultado dessas mudanças, de acordo com Tavares, foi a melhor análise de crédito dos clientes e assim conseguir viabilizar a concessão de modo mais assertivo por meio dos bancos e financeiras. Com os dados em mãos, Tavares explica que os profissionais já sabem onde será mais fácil para o cliente conseguir o crédito.

O resultado está no índice de aprovação dos financiamentos, que cresceu mais de 20%. “Antes nosso índice era de 58%, hoje, com o apoio do SPC, é em média 80%”, comemora Tavares. O gerente destaca que os resultados diretos dessas mudanças são: aumento no número de vendas, visto que a análise do crédito é mais assertiva, e clientes mais satisfeitos.

Além disso, o gerente lembra que os novos procedimentos aprimoram a relação da concessionária com os bancos. “Como melhoramos nosso índice de aprovação, subiu positivamente nosso indicador de vendas x financiamentos, o que gera maior credibilidade junto às instituições financeiras”, aponta Tavares.

Liberte - Fernando Aurélio Tavares

Outras vantagens

O relacionamento entre a CDL Blumenau e a Liberté Veículos vai além do SPC. No último ano, Tavares e mais uma colaboradora da empresa passaram a participar do Fórum Análise de Crédito, que reúne profissionais que atuam com análise e concessão do crédito para conhecer as melhores práticas para o setor. “É uma ótima experiência. No Fórum trocamos ideias e aprendemos novas práticas que contribuem com o aperfeiçoamento no nosso serviço” comenta o gerente.

Os cursos oferecidos pela CDL Blumenau também são aproveitados pelos colaboradores da Liberté Veículos. Tavares lembra que ele mesmo já realizou cursos, como o de Fluxo de Caixa e Análise de Crédito e Cobrança. “As aulas são muito dinâmicas, com bons professores e proporcionando troca de ideias e experiências”, destaca o profissional.

Além disso, colaboradores da concessionária fazem uso dos mais de 50 convênios que a CDL Blumenau possui nas áreas de saúde, educação, idiomas, lazer e serviços. Tavares explica que o setor de recursos humanos da Liberté divulga aos funcionários e há um feedback positivo sobre o uso desses benefícios, tanto para os colaboradores quanto para os familiares deles.

“A CDL Blumenau tem sido uma grande parceira da Liberté. Temos acesso a diversos serviços, produtos e benefícios e sempre que precisamos a equipe da CDL nos atende muito bem, são todos prestativos”, finaliza Tavares.