Notícias

28.09.2018

Fórum Análise de Crédito: dinâmicas apontam estratégias para negociação no momento da cobrança

Compartilhe: WhatsApp

O Fórum Análise de Crédito desta quarta-feira, 26, foi marcado por dinâmicas que possibilitaram a apresentação e discussão sobre estratégias de negociação para usar no momento da cobrança. O evento, realizado pela CDL Blumenau, contou com a participação de 16 associados, além da equipe de apoio e colaboradores da entidade.

As dinâmicas foram elaboradas pela psicóloga Viviane Giombelli. Três pessoas fizeram o papel de cliente inadimplente, que tentava negociar a dívida e três interpretaram um profissional da área de cobrança, que precisava encontrar a solução diante da situação. As negociações ocorreram uma por vez. Para aumentar o desafio, o negociador ficava de olhos vendados.

Fórum Análise de Crédito: dinâmicas apontam estratégias para negociação no momento da cobrança

Apesar de serem dois protagonistas por vez, Viviane conseguiu fazer com que o grupo participasse do momento e, o mais importante, se percebesse diante das situações expostas. “Ao longo dos encontros, percebi que o desafio para a maioria dos participantes é negociar. E a dinâmica buscou isso, por meio do autoconhecimento. No dia a dia, em geral, não percebemos como agimos, mas em momentos como esse conseguimos nos enxergar e perceber onde podemos melhorar”, explica.

Viviane também falou sobre a linguagem corporal e apontou algumas situações, que podem demonstrar nervosismo do negociador com o cliente e assim atrapalhar os resultados. “A gente não percebe sinais do corpo, mas ele vai falando e nos dando referências, que precisamos ficar atentos”, comenta a psicóloga.

Uma das participantes da dinâmica foi a supervisora de Crediário do CIC Blumenau, Ivanir Nazário. Ela contou que a ação foi muito importante para se colocar no lugar dos clientes, que muitas vezes está se expondo e passando por um problema. Ainda assim, ela destacou a importância de seguir a intuição. “Se durante a conversa nós percebemos que a pessoa de alguma forma não está contando a verdade, nós devemos seguir nosso feeling. Muitas vezes o cliente fica nos testando e aí é hora de nos posicionarmos”, afirmou.

O facilitador Jorge Caresia lembrou que a melhor cobrança começa na hora da venda. “O melhor cliente é o que paga e flexibilidade é importante nesse momento”, falou Jorge.

Ele ainda comentou sobre a importância da consulta Perfil, tanto para pessoa física, como jurídica.  “Um dos diferenciais dessa consulta é que ela mostra a probabilidade do consultado se tornar inadimplente nos próximos 12 meses,” explicou Jorge.

Fórum Análise de Crédito: dinâmicas apontam estratégias para negociação no momento da cobrança

Fórum Análise de Crédito

O próximo encontro do Fórum Análise de Crédito será no dia 31 de outubro, no auditório da CDL Blumenau (Alameda Rio Branco, 165), das 8h20 às 10h. Para participar do Fórum Análise de Crédito basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa.

Formado por profissionais que trabalham com vendas no crediário, análise e concessão de crédito, o Fórum Análise de Crédito é uma inciativa da CDL Blumenau e totalmente gratuito aos associados. Os objetivos do Fórum são orientar os participantes sobre ações que reduzem a inadimplência, discutir melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para a uma cobrança mais eficaz.

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016-2022 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG

Política de Privacidade
Topo