04.10.2018

Abertura, alteração e fechamento de empresas serão integralmente digitais em SC

Abrir, alterar ou fechar uma empresa deve se tornar mais fácil nos próximos meses em Santa Catarina, quando todos esses processos serão feitos exclusivamente pelo sistema da junta digital.  A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) definiu um cronograma de implantação, de acordo com a natureza jurídica da empresa, que estipula os prazos em que deixarão de receber os processos físicos na sede e nas 57 unidades do Estado.

A resolução foi aprovada pelo Colégio de Vogais no dia 20 de setembro em Sessão Plenária. O presidente da Jucesc, Gerson Basso, lembra que atualmente o empresário ou contador precisa ir até o balcão do órgão com a documentação impressa para dar encaminhamento ao processo, que passa por sete etapas. Agora, basta fazer a solicitação através do sistema digital. Para isso, será necessário, além de acesso a internet e computador, o certificado digital para assinar eletronicamente os documentos. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO EMITIR SEU CERTIFICADO DIGITAL COM A CDL BLUMENAU

— Até 30 de março de 2019, a Junta estará totalmente digital, nenhum papel estará circulando, tudo de forma digital. A junta não aceitará mais nenhum processo em papel, será obrigatório a utilização do sistema — explica Basso.

Por enquanto, apenas os processos de fusão e incorporação, que respondem por 4% do total da Jucesc, ainda precisam ser feitos fisicamente. O presidente do órgão lembra que já havia medidas para digitalização dos processos, mas a adesão ainda era incipiente. Agora, com a obrigatoriedade, a medida irá impactar em facilidade a todas as 770 mil empresas ativas em SC, afirma Basso:

— A principal vantagem é a agilidade, processos que hoje podem levar até 72 horas serão analisados em menos de 10 minutos, não terá um processo na Junta que não será analisado em até 24 horas. A Junta já chegou a ter processos, há alguns anos, que levaram quatro meses para serem processados.

Além disso, o sistema digital representa economia de papel, o que ajuda o meio ambiente, e segurança dos dados, acrescenta Basso.

Para mais informações e abrir protocolo acesse o sistema da junta digital.

Abertura, alteração e fechamento de empresas serão integralmente digitais em SC

Texto original: http://aarb1.hospedagemdesites.ws/newsletter/?p=5378

Certificado Digital para abertura de empresas