05.10.2018

Dia das Crianças deve ser melhor para a maior parte do varejo, em Santa Catarina

Um levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), com empresas associadas, apontou que a maior parte do varejo catarinense (53,33%) acredita que as vendas para o Dia das Crianças devem ser melhores em 2018, se comparado a 2017. E 33,33% acreditam que as vendas serão iguais ao ano passado. A pesquisa foi feita nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo, entre elas Blumenau.

Para aquecer o comércio e promover essa importante data, a CDL Blumenau preparou a campanha “Desejos de Criança – Imagine e Realize”. Composta por materiais impressos, digitais e áudios, a iniciativa valoriza a data e destaca o que as crianças mais gostam de fazer: soltar a imaginação e brincar. O presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, reforça que a data é sempre bem-vinda. “Os empresários precisam se empenhar, preparar a vitrine, equipe e atuar forte na comunicação com os clientes com o apoio dos materiais da CDL Blumenau”, explica.

Entre os empresários, há expectativa de crescimento de até 10% na avaliação de 66,66% dos entrevistados. A Sulamericanas Brinquedos, associada à CDL Blumenau, faz parte dessa estatística. De acordo com o gerente da loja, Paulo Roberto Baehr, a expectativa é de 5% de crescimento, com relação ao mesmo período do ano passado.

“As vendas sempre ficam mais fortes a partir do 5º dia útil do mês. E nossa loja vende muito bem no próprio Dia das Crianças, quando muitos pais aproveitam a folga para sair com os filhos e fazer as compras”, conta Baehr. A loja já está com horário ampliado para atender os clientes.

Entre os itens que devem ser mais procurados, os brinquedos aparecem com 30,67% da preferência, seguido do vestuário com 23,33% e calçados com 17,33%. Na opinião de 56% dos entrevistados (empresários), o tíquete médio alcançará R$ 100,00 e para 30% deve ficar entre R$ 101,00 e R$ 200,00.

Em uma enquete realizada no site da CDL Blumenau, 59,57% dos consumidores disseram que devem investir até R$ 70,00 no presente dos baixinhos. 21,28% disseram que devem gastar entre R$ 71,00 e R$ 120,00; 10,64% apontou que deve comprar presentes entre R$ 121,00 e 150,00 e 8,51% pretende gastar mais de R$ 151,00.

Dia das Crianças Blumenau

Horário do Comércio

O Dia das Crianças é uma oportunidade para vender mais, por isso, a CDL Blumenau orienta que os empresários aproveitem para estender o horário de atendimento do estabelecimento, especialmente no sábado, dia 6.

Destaca-se que aos sábados a Convenção Coletiva de Trabalho, estabelecida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau e o Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas), permite que as lojas permaneçam abertas até as 18h.