Notícias

31.10.2018

Fórum Análise de Crédito: grupo discute sobre quando é hora de se impor em uma cobrança

Compartilhe: Google+

Na manhã de 31 de outubro, 14 profissionais participaram do Fórum Análise de Crédito, realizado mensalmente pela CDL Blumenau. A pauta principal foi a respeito do posicionamento do analista diante do cliente no momento da cobrança. Afinal, quando é hora de ceder ou de se impor?

Para abordar o tema, a psicóloga Viviane Giombelli realizou uma dinâmica com os participantes, envolvendo a necessidade de negociar e impor limites em uma negociação, levando em conta os limites dos clientes. Por meio da atividade foi possível mostrar como a expressão corporal e a fala impõem limites.

A dinâmica também possibilitou os participantes perceberem como agem no dia a dia e como podem atuar em diversos pontos, de acordo com cada situação. “Foi possível aprender a importância de negociar de acordo com a situação e o perfil de cada pessoa, dentro das regras pré-estabelecidas”, comentou Viviane.

O facilitador Jorge Caresia destacou que a cobrança é uma negociação, não sendo possível chegar e impor como será. “Negociação é troca. É preciso perceber até onde é possível ir e estar ciente que nem sempre chegaremos onde queremos, mas sim onde é possível”, argumentou o facilitador.

Jorge também falou da importância da clareza na negociação. “O consumidor quer clareza das propostas e critérios. Cuidado com expressões como, por exemplo, até 50% de desconto. Quem tem direito a todo esse desconto? É preciso analisar o que vale para cada um”, explicou.

Nesse sentido, a participante Ivanir Nazario lembrou que o cliente não pode se sentir enganado. “É preciso ter cuidado para não criar falsas expectativas, inclusive com relação a promoções”, destacou.

Confira outras observações feitas pelo facilitador Jorge Caresia:

- Em uma negociação, onde o cliente pede desconto, não ofereça mais que está sendo esperado. Precisa haver limites.

- Cuidado ao fazer operações com cheques. Não descartar o cheque, mas ter cuidado ao receber. É preciso consultar para ver se a pessoa tem problemas com cheques e outras inadimplências.

Fórum Análise de Crédito: grupo discute sobre quando é hora de se impor em uma cobrança

Fórum Análise de Crédito

O próximo encontro do Fórum Análise de Crédito será no dia 21 de novembro, no auditório da CDL Blumenau (Alameda Rio Branco, 165), das 8h20 às 10h. Para participar do Fórum Análise de Crédito basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa.

Formado por profissionais que trabalham com vendas no crediário, análise e concessão de crédito, o Fórum Análise de Crédito é uma inciativa da CDL Blumenau. Os objetivos do Fórum são orientar os participantes sobre ações que reduzem a inadimplência, discutir melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para a uma cobrança mais eficaz.

 

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo