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22.11.2018

Vendas para o Natal e cobranças são tema do último encontro do Fórum Análise de Crédito deste ano

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A temporada de vendas para o Natal já começou. Bom para o consumidor, que está com mais dinheiro no bolso e pode ir às compras, e também para o empresário, que aproveita para vender mais e fechar o ano com sucesso. Porém, vale lembrar que a venda boa é aquela na qual se recebe pela negociação. Por isso, o último encontro de 2018 do Fórum Análise de Crédito discutiu como fazer boas vendas e evitar o calote.

O facilitador Jorge Caresia lembrou que alguns consumidores se empolgam nesse período e acabam comprando mais do que podem pagar, por isso, cabe ao vendedor ou analista de crédito estar atento e evitar a inadimplência. “É preciso cuidar com as condições de pagamento e quantidade de parcelas. É preciso uma boa análise antes de ceder o crédito”, lembrou Jorge.

Durante a apresentação, Jorge abordou dicas e sinas que demonstram que o consumidor pode estar mal-intencionado ou que não terá condições de pagar. Observe:

- Aceita comprar tudo o que o vendedor oferece;

- Compra valores muito acima do ticket médio do estabelecimento;

- Não quer dar entrada;

- Apressado ou calmo demais;

- Chega para fazer compras em horários em que o estabelecimento está fechando;

- Não olha nos olhos do vendedor e analista de crédito;

- Tem muitas referências recentes (principalmente se forem do seu ramo de negócios).

Consultas

Jorge destacou ainda que um bom cadastro é feito com base em informações de qualidade e consultas adequadas. Sendo assim, ele fez sugestões de consultas:

Consulta 65: traz a base de dados de Santa Catarina, do SPC Brasil e ainda a base Serasa, além dos protestos em cartórios, no Estado.

Consulta 80: aponta o score para consultas de CPF. Traz o Perfil do Consumidor (quanto maior o índice do perfil, menor a possibilidade de inadimplência; Classe de Risco (que é a mesma utilizada por bancos e financeiras) e Probabilidade de Inadimplência (indica o percentual de chance do consumidor se tornar inadimplente nos próximos 12 meses).

Riscos de Inadimplência

O facilitador também trouxe exemplos de atitudes, por parte dos estabelecimentos comercias, que aumentam os riscos de inadimplência. Confira:

- Não consultar ou não utilizar a consulta adequada;

- Medo de negar a venda e/ou agressividade ao negar o crédito;

- Venda a “conhecidos” sem os devidos cuidados;

- Confiar na palavra do comprador/dar voto confiança sem fazer as consultas;

- Falta de normas claras ou deixar de aplicar com os “conhecidos”;

- Crenças limitantes como “todo mundo é bom até deixar de ser”; “nada garante que vai pagar, mesmo se tem boas referências”; “eu sei como cobrar”; “precisamos atingir a meta”.

Ao término da apresentação, os participantes puderam trocar ideias e experiências a respeito do assunto. Na oportunidade, os profissionais receberam a nova revista da CDL Blumenau, com uma reportagem sobre o Fórum Análise de Crédito e o cronograma de encontros do Fórum Análise de Crédito para o próximo ano.

Vendas para o Natal e cobranças são tema do último encontro do Fórum Análise de Crédito deste ano

Vendas para o Natal e cobranças são tema do último encontro do Fórum Análise de Crédito deste ano

Vendas para o Natal e cobranças são tema do último encontro do Fórum Análise de Crédito deste ano

A participante Ivanir, à esquerda, fez o sorteio de um artesanat feito por ela. Quem ganhou foi a convidada Thainá, de Jaraguá do Sul. 

Jaraguá do Sul

Este encontro do Fórum Análise de Crédito contou com a participação de dois representantes da CDL de Jaraguá do Sul. Bruno Berkembrock e Thainá da Costa Hammes aproveitaram para conhecer o modelo aplicado em Blumenau e, possivelmente, aplicar na entidade.

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