15.01.2019

Alerta de golpe: atenção ao pagar boletos

A CDL Blumenau foi informada por uma empresa associada, que prefere não se identificar, sobre mais uma tentativa de golpe envolvendo boletos fraudulentos. De acordo com a advogada da empresa associada, o fato ocorreu na seguinte maneira:

A empresa em questão recebeu os boletos de um fornecer do qual já compra há bastante tempo. Ao cadastrar os boletos por meio do código de barras para fazer o pagamento, a funcionária percebeu que o NOME e CNPJ do beneficiário eram diferentes dos quais constavam no boleto. O fato chamou a atenção e passou por uma verificação da equipe, que percebeu que se tratava de uma fraude.

A empresa entrou em contato com o fornecer para informar a situação, afinal diante do caso, há duas vítimas: a empresa de Blumenau que faria o pagamento e a empresa fornecedora, que deveria receber o pagamento.

Os boletos chegaram pelo Correio, nesse caso específico por Sedex, dando a impressão de credibilidade. De acordo com a advogada, em algum momento entre a emissão/envio e o recebimento dos boletos está havendo a troca do original por boletos fraudulentos. “São cópias fiéis do original, porém com o código de barras adulterado, que não diz respeito à conta do legítimo beneficiário. Ao quitarem o boleto é importante que o façam de forma que possam se certificar quanto à conta beneficiária para não pagarem indevidamente”, explica.

Destaca-se que, neste caso, os dados do falso boleto eram fiéis aos do beneficiário/fornecedor, apenas o código de barras foi alterado, o que torna a fraude quase perfeita. A advogada orienta que as pessoas se atentem à formação do código de barras em cada banco. “Em todo código de barras sempre estará inserido em algum dos seus campos os dados bancários do beneficiário (agência e conta)”, explica.

No caso citado, como o pagamento do título estava sendo feito on-line e individualmente, foi possível atentar-se ao nome do beneficiário e CNPJ antes da confirmação, quando se percebeu a fraude. Verificou-se também que apenas o primeiro boleto era fraudulento, sendo que os demais estavam corretos.

Portanto, fica o alerta para redobrar a atenção ao realizarem pagamentos. Dicas:

• Ao receber um boleto, certifique-se dos dados que constam nele;
  • Verifique a procedência do boleto, se de fato é de um serviço que você contratou;
  • Ao cadastrar o boleto, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações como valor, conta e nome do beneficiário;
  • Em caso de dúvidas, compartilhe com a equipe de trabalho e entre em contato com quem emitiu o boleto;
  • Em caso de fraude, comunique os envolvidos, faça o registro na Polícia Civil e compartilhe com a CDL Blumenau, para que possamos fazer a divulgação aos demais associados.
  • Golpe boletos