Notícias

13.03.2019

CDL Blumenau prepara jovens para o mercado de trabalho por meio de curso gratuito

Compartilhe: Google+

O tão sonhado primeiro emprego é um desafio para muitas pessoas. Um projeto em Blumenau está proporcionando a jovens de 14 a 19 anos treinamento gratuito, que direciona os mesmos para as primeiras oportunidades profissionais. A ação é desenvolvida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Blumenau em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A formatura das duas turmas iniciais, ao todo 53 alunos, será nesta quinta-feira, dia 14, às 19h, no auditório da UniSociesc (rua Pandiá Calógeras, 272).

De acordo com o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o objetivo é proporcionar aos jovens um treinamento inicial para que os participantes possam se inserir no mercado de trabalho. “Percebemos como o mercado está carente de profissionais ao mesmo tempo que os jovens buscam uma oportunidade. Nosso objetivo é ser um elo entre os associados que precisam contratar e os jovens que desejam trabalhar”, explica.

As aulas ocorreram de 4 de fevereiro a 12 de março, totalizando 60 horas aulas, sendo 40 direcionadas a parte comportamental e 20 de conteúdo técnico. A turma do período matutino recebeu as aulas na CDL Blumenau, que cedeu o auditório gratuitamente. Os alunos do período vespertino tiveram aulas no CIEE. Ambas as turmas com o mesmo conteúdo e carga horária.

A primeira parte do curso ficou a cargo dos profissionais do CIEE, que dentro do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), já desenvolvido pela instituição, trouxe conteúdos relacionados a marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, entre outros.

Em seguida os alunos receberam instruções técnicas sobre empresas, com foco no varejo. De acordo com a instrutora Siomara Marquetti, que foi contratada pela CDL Blumenau, os participantes puderam ter noções do que é uma empresa e o que envolve uma organização. Além disso, tiveram aulas sobre marketing de empresa, comunicação, passos e técnicas de vendas, entre outros.

“Percebo nas turmas grandes talentos, jovens com potencial, mas que, pelas circunstâncias em que vivem, e pela falta de preparação para a vida profissional não eram vistos. Projetos como esse servem de vitrine e os alunos estão com boas expectativas”, afirma Siomara.

A parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE conta ainda com o importante apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), que por meio do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) faz o encaminhamento dos jovens para o curso e todo o acompanhamento dos mesmos, tanto no ambiente educacional, como no familiar.

Alunos

Todos os alunos que participam das aulas são direcionados pelos Cras ao CIEE. Os jovens realizam o curso sem nenhum custo e recebem gratuitamente o vale-transporte.

Um dos participantes é Symon Santos, de 15 anos, que sonha em ser Fuzileiro Naval. Mas, para chegar lá, sabe que precisa estudar e trabalhar. Por isso, ele aceitou o convite feito pelo Cras para participar do curso, que segundo ele superou as expectativas.

CDL Blumenau prepara jovens para o mercado de trabalho por meio de curso gratuito

“Foi muito bom. Às vezes, por ser de graça, a gente acha que as aulas não vão ser boas, mas aqui foi diferente. Nós aprendemos muito e caiu a ficha sobre o que é trabalho. Agora me sinto mais preparado e espero conseguir uma nova oportunidade”, conta o jovem, que já trabalhou como assistente de pedreiro e em uma loja de vestuário masculino.

Estudante do ensino médio, Brenda Carolina Frobici, de 16 anos, conta que o curso trouxe muito conhecimento e o que mais gostou foi a parte de marketing pessoal. “Agora eu espero conseguir uma oportunidade de trabalho e estou aberta as opções”, conta a jovem que sonha em cursar arquitetura e urbanismo.

Brenda Carolina Frobici, de 16 anos, conta que o curso trouxe muito conhecimento e o que as aulas que mais gostou foram as de marketing pessoal.

O diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter, lembra a importância dos jovens continuarem se capacitando e também dos empresários oferecem uma oportunidade a eles. “Muitas vezes o que os jovens precisam é desse primeiro impulso para se sentirem mais seguros e assim sonhar e realizar. A CDL tem essa importante missão de contribuir no desenvolvimento social e econômico e o projeto vem justamente para cumprir esse desafio”, aponta o diretor.

Como ingressar no curso

A parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE se estenderá pelos próximos meses. A próxima turma inicia no dia 18 de março. Para participar deste ou dos cursos futuros, os jovens precisam procurar pelo Cras da região onde residem e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar jovens que passaram pelo treinamento devem entrar em contato com a própria CDL pelo e-mail cursos@cdlblumenau.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informado a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministrou conteúdo técnico aos alunos, irá selecionar os jovens de acordo com o perfil e encaminhar aos empresários.

Quem não é associado à CDL Blumenau também pode contratar os jovens. Para isso, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.

CDL Blumenau prepara jovens para o mercado de trabalho por meio de curso gratuito

Alunos do período matutino que concluíram o curso de preparo para o mercado de trabalho.

 

Alunos do período vespertino que concluíram o curso de preparo para o mercado de trabalho.

Alunos do período vespertino que concluíram o curso de preparo para o mercado de trabalho.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo