08.05.2019

Curso gratuito de preparação ao trabalho forma 52 alunos em Blumenau

Na noite da última terça-feira, 30, foi realizada a formatura dos alunos que participaram da segunda turma do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, formou 52 jovens que tiveram a oportunidade de obter a qualificação inicial para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Voltado para o varejo, o projeto é uma parceria entre a CDL Blumenau e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Além dos estudantes, participaram da cerimônia familiares, professores e as seguintes autoridades: vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Carlos Alberto Ross; prefeito de Blumenau, Mário Hildebrant; Diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter; secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann; conselheiro do Conselho de Administração do CIEE/SC, Celso Mário Zipf; educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging; e a educadora social da CDL Blumenau, Siomara Marquetti.

O aluno Railan Correa da Silva, de 15 anos, um dos formandos, destaca como o curso o ajudou a se preparar para entrar no mercado de trabalho. “A importância de fazer esse curso é que a gente já vai ter um caminho, uma direção profissional. Antes, eu mal sabia sobre vendas, como agir na área de trabalho, o que fazer e como falar com as pessoas. O curso me ajudou bastante a me abrir mais com as pessoas. Foi muito bom para mim”, afirma o jovem.

A aluna Maryanne Nayara Pereira conta como o curso foi fundamental para o seu futuro profissional. “Para mim foi bem importante, porque eu não sabia como chegar em uma empresa, não sabia como fazer um currículo e, através do curso, eu tive a oportunidade de aprender tudo isso. Foi muito importante para minha vida e para o meu futuro”, relata Maryanne.

Para o diretor de treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter, a parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE, traz aos alunos uma experiência importante para a entrada no mercado de trabalho. “O Programa de Iniciação ao Trabalho dá o primeiro impulso aos jovens, mostrando para eles como funciona o mercado de trabalho e deixando-os mais confiantes para crescerem profissionalmente. A CDL tem essa importante missão de contribuir no desenvolvimento social e econômico e o projeto vem justamente para cumprir esse desafio”, afirma o diretor.

Curso

O treinamento é para jovens de 14 a 18 anos e tem duração de 60 horas, sendo 40 direcionadas a parte comportamental e 20 de conteúdo técnico. Os alunos são divididos em duas turmas, uma no período matutino, na CDL Blumenau, que cede o auditório gratuitamente, e outra à tarde, no CIEE.

A primeira parte do curso é desenvolvida pelos profissionais do CIEE, que dentro do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) traz conteúdos relacionados a marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, entre outros. Temas que para a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging, são fundamentais para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“O curso visa dar essa oportunidade e a noção de como trabalhar, como se comunicar e se portar diante de uma entrevista, e o PIT se torna importante porque é o primeiro contato que eles têm com a sensação da primeira entrevista. Nós vemos o resultado disso sempre no final de cada curso,” afirma Mirian.

Em seguida, os alunos recebem instruções técnicas sobre empresas, com foco no varejo, sendo este o diferencial do tradicional treinamento oferecido no PIT. De acordo com a instrutora Siomara Marquetti, que foi contratada pela CDL Blumenau, os participantes aprendem sobre que é uma empresa, o que envolve uma organização, noções de marketing de empresa, comunicação, passos e técnicas de vendas, entre outros.

“O fato de a CDL estar junto nesse projeto faz com que, além de terem essa noção de como se comportar profissionalmente, esses jovens passem a viver uma experiência de como trabalhar em uma empresa. Isso ajuda eles a terem uma real noção de que uma empresa conta com muitos departamentos, com vários setores, que ela não nasce do acaso, precisa ser planejada e organizada. É um projeto fantástico porque percebemos nitidamente a evolução do jovem. Ele não entra no mercado de trabalho 100%, mas já entra com uma grande perspectiva”, afirma Siomara.

A parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE conta ainda com o importante apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), que por meio do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) faz o encaminhamento dos jovens para o curso e todo o acompanhamento dos mesmos, tanto no ambiente educacional, como no familiar.

Como ingressar no curso

Para participar, o jovem precisa procurar pelo CRAS da região onde mora e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem lanche e vale-transporte.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a própria CDL pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informado a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e encaminha aos empresários.

Quem não é associado à CDL Blumenau também pode contratar. Para isso, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.