Notícias

06.06.2019

1º Hackaton Shift, com foco no varejo, contou com apoio da CDL Jovem Blumenau

Compartilhe: Google+

No último final de semana, dias 01 e 02 de junho, aconteceu o 1º Hackaton Varejo Tech, promovido pela Shift Hackaton e Apoio da CDL Jovem e AMPE Jovem. O evento, que buscou desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para demandas reais do setor varejista, contou com a participação de 45 pessoas, entre profissionais do varejo, administradores, programadores, designers e analistas de sistemas.

A abertura do evento contou com uma palestra sobre a tecnologia a favor do varejo, ministrada por Kamyla Teixeira da T-System do Brasil. Logo depois, os mentores do evento repassaram, às cinco equipes participantes, os desafios propostos, problemas e insights a serem resolvidos, além de toda mentoria técnica e de negócios. Após as instruções, as equipes iniciaram a maratona de desenvolvimento dos projetos, passando por todo o processo de criação de uma empresa, identificação de uma dor, escolha do nome, validação da ideia, Canvas, programação em nuvem e finalmente criar uma solução viável e rentável.

Para o coordenador da CDL Jovem, Jefferson Godoy, que acompanhou todo o evento, a 1º edição do Hackaton superou as expectativas. “Foi impactante. Ao final de uma maratona, com mais de 24 horas de duração, foi possível ver que todos os participantes saíram de lá com bastante aprendizado. Sem dúvidas superamos as nossas expectativas”, disse Godoy.

A maratona teve cinco desafios, fidelização, moda tech, omnichannel, vertical commerce, Inteligência de mercado.  Ao final do evento, todos os projetos desenvolvidos foram apresentados para uma banca formada por especialistas em varejo, profissionais da inovação e investidores.

A equipe vencedora do 1º Hackaton Varejo Tech foi a “Promo Super”, que desenvolveu a ideia de um aplicativo que substitui os panfletos promocionais dos supermercados de uma forma inteligente, sabendo os gostos dos clientes, o que mais compra e sugerindo promoções mais assertivas e direcionadas a públicos específicos, como celíacos, diabéticos e intolerantes a lactose.

O coordenador comercial da CDL Blumenau, Gilvani de Moura, um dos membros da banca de avaliadores, comentou que o comprometimento dos participantes foi muito bom. “O desempenho e a dedicação das equipes, nestes dois dias de trabalho, ficaram nítidos em suas apresentações. Foram projetos interessantes e que, apesar das complexidades e do curto tempo de execução que tiveram, foram ótimos”, afirma Moura.

A CDL Jovem Blumenau também contou com representantes no Hackaton Varejo Tech. Os nucleados Arthur Elias Meces da Silva e Marcos Vinicios de Almeida, da Prisma Energia Solar, fizeram parte da equipe que conquistou o 3º lugar no evento. O grupo desenvolveu uma plataforma que reúne, na mesma tela, todos os pedidos feitos em restaurantes, hamburguerias, por exemplo. Esses pedidos podem ser vindos de iFood, balcão, telefone ou WhatsApp. A ferramenta tem como objetivo agilizar a organização interna dos pedidos para não se perderem ou não demorarem muito.

As três equipes vencedoras receberam como premiação pulseiras de pagamento Atarpay, voucher da Gráfica JFC Print e um troféu da AMPE e CDL. A primeira edição do Hackaton Varejo Tech aconteceu na sede da Ampe Blumenau e contou com a apoio da CDL Jovem Blumenau e do Núcleo Jovem Ampe. A Equipe campeã também receberá mentoria da IBM Technology.

 

1º Colocado: Grupo Promo Super

Ideia: Aplicativo para celular que substitui os Panfletos Promocionais dos supermercados de uma forma inteligente, sabendo os gostos dos clientes, o que mais compra e sugerindo promoções mais assertivas e direcionadas a públicos específicos, como Celíacos, diabéticos e Intolerantes a Lactose.

Integrantes:

Wederson Rueckert

Flavio Reis de Souza

Lucas Sasse Moraes

Bruna Luana de Vargas

 

2º Colocado: Grupo Floopt

Ideia: Uma Plataforma SaaS (Software as a Service) B2B (Business to Business) para o mercado de comercialização (compra e venda) de trigo (para padarias, pizzarias), pois atualmente se perde muito tempo e dinheiro pesquisando preços, prazos e fretes. A ferramenta também permite fazer compras coletivas para pequenas empresas.

Integrantes:

Lucas Rafael Moreira

Wolf Junior

Ana Maria Rehm

 

3º Colocado: Grupo Order Express

Ideia: Uma Plataforma que reúne na mesma tela todos os pedidos feitos em restaurantes e hamburguerias, por exemplo. Esses pedidos podem ser vindos de iFood, balcão, telefone ou WhatsApp. A ferramenta tem como objetivo agilizar a organização interna dos pedidos para não se perderem ou não demorarem muito.

Integrantes:

Marcos Vinicios de Almeida

Arthur Elias da Silva

Aline Santos Alcântara

Henrique Heemann

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo