Notícias

29.07.2019

Fórum Análise de Crédito tem como tema a “Comunicação assertiva com o cliente na negociação de dívidas”

Compartilhe: Google+

Na última quinta-feira, 25, aconteceu mais um Fórum Análise de Crédito (FAC), no auditório da CDL Blumenau. O encontro contou com a participação de 19 profissionais de empresas de diferentes segmentos e teve como tema “Comunicação assertiva com o cliente na negociação de dívidas”.

Mediado pela psicóloga Viviane Giombelli, especializada em trabalho com grupos, o FAC teve como foco compartilhar experiências e debater diferentes técnicas que possam aumentar a eficácia no momento da cobrança e negociação de dívidas, mantendo o bom relacionamento com o cliente e levando-o a honrar os compromissos assumidos.

Durante o encontro, os participantes trouxeram situações reais e diferentes formas de comunicação aplicadas em suas empresas. Entre as dicas e técnicas compartilhadas e discutidas entre a psicóloga e os profissionais estão o uso de uma abordagem adequada para cada perfil de cliente e empatia na hora da negociação, mostrando conhecimento do produto adquirido ou serviço prestado. Além disso, o grupo destacou a importância de deixar claro ao consumidor as consequências do endividamento e o auxílio que o departamento de cobranças da empresa pode prestar em uma negociação.

Segundo Viviane, existem diversas formas de se fazer uma comunicação assertiva, além de vários fatores que podem influenciar em uma negociação. “Precisamos considerar que nem sempre estamos preparados para fazer a cobrança naquele momento, seja por conta de um dia conturbado ou pelo nosso humor. Então, é muito importante que quem for fazer a cobrança esteja fortalecido, confiante em si para que possa vislumbrar a forma mais acertada de falar com o cliente”, afirma a psicóloga.

O grupo também ressaltou a importância do acompanhamento pós renegociação, com o intuito de parabenizar o cliente que honrar com suas dívidas e também de lembrar que ele voltará a condição de cliente ativo, apto a realizar novas compras.

Para Merediana Schlosser de Oliveira, uma das participantes do encontro, o Fórum rendeu uma troca de experiências produtiva. “A questão de estar bem e tranquila para fazer a negociação e o contato com o cliente é muito importante. O debate sobre o tema me possibilitou conhecer novas formas de abordagem que serão muito úteis para o meu trabalho”, conta a participante.

Fórum Análise de Crédito

Formado por profissionais que trabalham com vendas no crediário, análise e concessão de crédito, o Fórum Análise de Crédito é uma iniciativa da CDL Blumenau que tem como objetivo orientar os participantes sobre ações que reduzem a inadimplência, discutir melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para uma cobrança mais eficaz.

O próximo encontro será no dia 29 de agosto, no auditório da nova sede da CDL Blumenau no Shopping H (Rua XV de Novembro, 759 – 4º andar, salas 413-414 | Centro), das 8h20 às 10h. Para participar basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. O encontro é gratuito.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo