Notícias

14.08.2019

Programa de Iniciação ao Trabalho forma 52 alunos

Compartilhe: Google+

Na noite da última segunda-feira, 12, aconteceu a formatura dos alunos do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A cerimônia reuniu 52 formandos no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. O projeto é fruto de uma parceria entre a CDL Blumenau e o Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE).

Além dos alunos, a solenidade de formatura contou com a presença de familiares, professores e das seguintes autoridades: prefeito de Blumenau, Mário Hildebrant; presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky; vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Carlos Alberto Ross; Diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter; secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann; diretora de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Dalva Rodrigues da Silva; conselheiro do Conselho de Administração do CIEE/SC, Celso Mário Zipf; educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging; e a educadora social da CDL Blumenau, Siomara Marquetti.

Durante o curso, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas e práticas importantes para a iniciação profissional e para o relacionamento dentro do ambiente de trabalho. Para a jovem Amanda Vitória Reis Petersen, de 14 anos, o PIT trouxe uma boa carga de aprendizado para quem quer iniciar cedo no mercado de trabalho.

“Eu gostei muito do curso. Foi um aprendizado muito bom para quando eu começar a trabalhar e para conseguir uma boa profissão. Aprendemos sobre o que falar em uma entrevista de emprego, como lidar com o patrão, como se portar dentro de uma empresa. Nós gostamos muito e somos muito gratos aos professores por tudo”, conta a estudante.

Na visão do diretor de treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter, o curso fornece uma boa base e é um incentivo para o jovem dar o primeiro passo na vida profissional. “O PIT vem a acrescentar ao trabalho que a CDL já faz. Nós temos um compromisso com o desenvolvimento econômico da cidade, mas também queremos fortalecer o desenvolvimento social. O PIT é o passo inicial para o primeiro emprego e para o desenvolvimento da formação do jovem, tanto no marketing pessoal quanto na área de vendas. O curso vem para ser um diferencial, acrescentando valor ao conhecimento desses jovens que estão iniciando agora na carreira profissional”, afirma o diretor.

O curso

O Programa de Iniciação ao Trabalho é um curso gratuito voltado para jovens de 14 a 18 anos. O treinamento tem 60 horas de duração divididas em duas etapas, sendo 40 horas direcionadas a parte comportamental e 20 a conteúdo técnico.

Na primeira etapa, o trabalho é desenvolvido com a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging. Nessa fase, os estudantes recebem aulas focadas em marketing pessoal, postura profissional, montagem de currículos e processos seletivos, entre outros.

Na etapa final, as aulas consistem em instruções técnicas sobre o funcionamento de uma empresa e em trabalhos com temas e práticas relacionadas ao varejo. A educadora Siomara Marquetti, contratada pela CDL Blumenau e responsável por essa fase do curso, conta que cada turma do PIT é única e que o projeto auxilia a despertar habilidades que serão essenciais no futuro profissional dos alunos.

“Algumas turmas são mais criativas, outras mais ousadas e outras surpreendem as expectativas. Eu falo para os alunos que uma das coisas que o mercado de trabalho mais valoriza é o quanto você se entrega. Mesmo em apenas um mês de curso, a entrega que eles têm, especialmente no trabalho final, mostra o quanto eles saem preparados para o mercado de trabalho. Tu podes ensinar tudo para eles, mas esse tipo de comportamento é uma coisa que vai brotando aos poucos. O projeto ajuda a alavancar isso. O curso pode até durar pouco tempo, mas ele realmente transforma”, afirma a educadora.

Além da parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE, o PIT ainda conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que encaminha o jovem para o programa e faz o acompanhamento tanto no ambiente educacional quanto no familiar.

Números do projeto

Desde que iniciou, em fevereiro de 2019, o projeto já formou 272 jovens. Destes, 110 alunos passaram por entrevistas ou processos seletivos, sete estão no mercado de trabalho pelo programa de aprendizagem do CIEE e cinco pelo programa de estágio do CIEE. Além destes, outros 30 jovens receberam bolsa para o programa Tô Conectado, da Semudes, e 15 receberam bolsa para o programa Entra 21, da Blusoft. Outros 15 estudantes estão participando de programas sociais ou de aprendizagem de empresas parceiras.

Como ingressar no curso

Para participar, o jovem precisa procurar pelo CRAS da região onde mora e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem lanche e vale-transporte.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a própria entidade pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informando a vaga disponível. 

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e os encaminha aos empresários.

Para os interessados que não são associados à CDL Blumenau, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou tratar diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.

 

Para conferir mais fotos da formatura, CLIQUE AQUI.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo