14.08.2019

Programa de Iniciação ao Trabalho forma 52 alunos

Na noite da última segunda-feira, 12, aconteceu a formatura dos alunos do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A cerimônia reuniu 52 formandos no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. O projeto é fruto de uma parceria entre a CDL Blumenau e o Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE).

Além dos alunos, a solenidade de formatura contou com a presença de familiares, professores e das seguintes autoridades: prefeito de Blumenau, Mário Hildebrant; presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky; vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Carlos Alberto Ross; Diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter; secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann; diretora de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Dalva Rodrigues da Silva; conselheiro do Conselho de Administração do CIEE/SC, Celso Mário Zipf; educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging; e a educadora social da CDL Blumenau, Siomara Marquetti.

Durante o curso, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas e práticas importantes para a iniciação profissional e para o relacionamento dentro do ambiente de trabalho. Para a jovem Amanda Vitória Reis Petersen, de 14 anos, o PIT trouxe uma boa carga de aprendizado para quem quer iniciar cedo no mercado de trabalho.

“Eu gostei muito do curso. Foi um aprendizado muito bom para quando eu começar a trabalhar e para conseguir uma boa profissão. Aprendemos sobre o que falar em uma entrevista de emprego, como lidar com o patrão, como se portar dentro de uma empresa. Nós gostamos muito e somos muito gratos aos professores por tudo”, conta a estudante.

Na visão do diretor de treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter, o curso fornece uma boa base e é um incentivo para o jovem dar o primeiro passo na vida profissional. “O PIT vem a acrescentar ao trabalho que a CDL já faz. Nós temos um compromisso com o desenvolvimento econômico da cidade, mas também queremos fortalecer o desenvolvimento social. O PIT é o passo inicial para o primeiro emprego e para o desenvolvimento da formação do jovem, tanto no marketing pessoal quanto na área de vendas. O curso vem para ser um diferencial, acrescentando valor ao conhecimento desses jovens que estão iniciando agora na carreira profissional”, afirma o diretor.

O curso

O Programa de Iniciação ao Trabalho é um curso gratuito voltado para jovens de 14 a 18 anos. O treinamento tem 60 horas de duração divididas em duas etapas, sendo 40 horas direcionadas a parte comportamental e 20 a conteúdo técnico.

Na primeira etapa, o trabalho é desenvolvido com a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging. Nessa fase, os estudantes recebem aulas focadas em marketing pessoal, postura profissional, montagem de currículos e processos seletivos, entre outros.

Na etapa final, as aulas consistem em instruções técnicas sobre o funcionamento de uma empresa e em trabalhos com temas e práticas relacionadas ao varejo. A educadora Siomara Marquetti, contratada pela CDL Blumenau e responsável por essa fase do curso, conta que cada turma do PIT é única e que o projeto auxilia a despertar habilidades que serão essenciais no futuro profissional dos alunos.

“Algumas turmas são mais criativas, outras mais ousadas e outras surpreendem as expectativas. Eu falo para os alunos que uma das coisas que o mercado de trabalho mais valoriza é o quanto você se entrega. Mesmo em apenas um mês de curso, a entrega que eles têm, especialmente no trabalho final, mostra o quanto eles saem preparados para o mercado de trabalho. Tu podes ensinar tudo para eles, mas esse tipo de comportamento é uma coisa que vai brotando aos poucos. O projeto ajuda a alavancar isso. O curso pode até durar pouco tempo, mas ele realmente transforma”, afirma a educadora.

Além da parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE, o PIT ainda conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que encaminha o jovem para o programa e faz o acompanhamento tanto no ambiente educacional quanto no familiar.

Números do projeto

Desde que iniciou, em fevereiro de 2019, o projeto já formou 272 jovens. Destes, 110 alunos passaram por entrevistas ou processos seletivos, sete estão no mercado de trabalho pelo programa de aprendizagem do CIEE e cinco pelo programa de estágio do CIEE. Além destes, outros 30 jovens receberam bolsa para o programa Tô Conectado, da Semudes, e 15 receberam bolsa para o programa Entra 21, da Blusoft. Outros 15 estudantes estão participando de programas sociais ou de aprendizagem de empresas parceiras.

Como ingressar no curso

Para participar, o jovem precisa procurar pelo CRAS da região onde mora e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem lanche e vale-transporte.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a própria entidade pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informando a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e os encaminha aos empresários.

Para os interessados que não são associados à CDL Blumenau, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou tratar diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.

Para conferir mais fotos da formatura, CLIQUE AQUI.