10.09.2019

CDL Blumenau e CIEE formam 47 alunos na 5ª turma do Programa de Iniciação ao Trabalho

No dia 4 de setembro, aconteceu a formatura da 5ª turma do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, reuniu 47 formandos do curso, que é fruto de uma parceria entre a CDL Blumenau e o Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE).

Além dos formandos, a solenidade contou com a presença de familiares, professores e das seguintes autoridades: prefeito de Blumenau, Mário Hildebrant; presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky; Diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter; secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann; conselheiro do Conselho de Administração do CIEE/SC, Celso Mário Zipf; juíza da 1ª vara cível de Blumenau, Quitéria Tamanini Vieira Péres, educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging; e a educadora social da CDL Blumenau, Siomara Marquetti.

Nas palavras do Diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Fernando Fallgatter, o PIT pode abrir portas ao jovem que deseja se inserir no mercado de trabalho desde cedo. “Podemos dizer que o PIT reforça a importância da capacitação profissional desde cedo, fornecendo conteúdo e práticas para o preparo dos alunos que se provam fundamentais quando o jovem decide buscar seu primeiro emprego. O programa cria um ambiente de oportunidades e facilita a inserção do jovem no mercado de trabalho”, ressalta Fallgatter.

Ao todo, o PIT já preparou 267 jovens para o mercado de trabalho em suas cinco turmas. A 6ª turma do programa está em andamento e a 7ª turma inicia no dia 16 de setembro.

O curso

O Programa de Iniciação ao Trabalho é um curso gratuito voltado para jovens de 14 a 18 anos. O treinamento tem 60 horas de duração divididas em duas etapas, sendo 40 horas direcionadas a parte comportamental e 20 a conteúdo técnico.

Na primeira etapa, o trabalho é desenvolvido com a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging. Nessa fase, os estudantes recebem aulas focadas em marketing pessoal, postura profissional, montagem de currículos e processos seletivos, entre outros.

Na etapa final, as aulas consistem em instruções técnicas sobre o funcionamento de uma empresa e em trabalhos com temas e práticas relacionadas ao varejo, ministradas pela educadora Siomara Marquetti, contratada pela CDL Blumenau.

Além da parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE, o PIT ainda conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que encaminha o jovem para o programa e faz o acompanhamento tanto no ambiente educacional quanto no familiar.

Como ingressar no curso

Para participar, o jovem precisa procurar pelo CRAS da região onde mora e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem lanche e vale-transporte.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a própria entidade pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informando a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e os encaminha aos empresários.

Para os interessados que não são associados à CDL Blumenau, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou tratar diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.