03.09.2019

Tiago dos Santos foi o convidado do espaço Case de Sucesso da CDL Jovem Blumenau

A CDL Jovem Blumenau recebeu na última quinta-feira, 29, no espaço Case de Sucesso, o sócio proprietário da Top Quadros, criador dos bueiros ecológicos e da barreira de resíduos em Blumenau, Tiago dos Santos.

O encontro, gratuito e aberto ao público, iniciou com a discussão de pautas internas do núcleo, mediadas pelo coordenador da CDL Jovem Blumenau, Jefferson Godoy. Em seguida, Santos assumiu a palavra para o espaço Case de Sucesso e falou um pouco sobre a história da Top Quadros e sua relação com diferentes iniciativas ligadas à sustentabilidade.

Para o empresário, as empresas também devem se responsabilizar por proporcionar ou trazer algo de positivo para as cidades em que atuam. Com isso em mente, Tiago adotou uma série de projetos e práticas sustentáveis no próprio empreendimento, visando deixar algo de bom para a comunidade e passando uma mensagem de conscientização.

"Quando éramos apenas uma fábrica, nós não tínhamos contato com a cidade. Ao mudar nosso perfil de negócio, começamos a atender o consumidor final, passamos a ter uma loja e, consequentemente, a depender da cidade. Isso despertou em nós um questionamento muito interessante: qual a função social de uma empresa? Acreditamos que ela tem que ser muito mais do que somente algo para ganhar dinheiro, tem que interagir com a cidade, ajudar as pessoas, gerar renda, promover ações, entre outras coisas. Quando mudamos nosso perfil, aos poucos fomos interagindo com o bairro diretamente, decorando o ambiente interno e externo, além de adotarmos uma cultura de sustentabilidade muito forte. Todas essas ações trouxeram muitos benefícios para nós e para a comunidade", conta o empresário.

Entre as medidas adotadas pela Top Quadros para promover a sustentabilidade e a cultura local estão o reaproveitamento de água da chuva, a gestão de 100% do material reciclável e não-reciclável produzido, a confecção de cartões de visita e marcadores de página com sobras de papel, criação, limpeza e manutenção do bueiro ecológico, em frente ao estabelecimento, e também da barreira de resíduos do ribeirão Jararaca. Além disso, a empresa também produz composteiras caseiras, realiza exposição de obras de artistas locais em frente à loja, disponibiliza uma geladeira com livros na praça local, incentivando a leitura e a doação de livros, entre outras iniciativas.

Para o coordenador da CDL Jovem Blumenau, o case de Tiago mostra que pautas ecológicas e culturais podem ser trabalhadas de várias maneiras e ainda renderem frutos ao empresário que estiver disposto a aplicá-las em seu negócio. “Percebemos que muitas pessoas acreditam que investimentos nas áreas de cultura e sustentabilidade demandam muito trabalho e pouco retorno. O case trazido pelo Tiago prova exatamente o contrário. Todo o trabalho desenvolvido pela Top Quadros na separação, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, por exemplo, além de gerar receita também traz uma imagem muito positiva para a empresa. O consumidor dá muito valor e credibilidade de marca para os empresários que se mostram dispostos a contribuir com eles e com o lugar em que moram”, afirma Godoy.