Notícias

17.10.2019

Município alerta para vacinação contra sarampo

Compartilhe: Google+

Sabendo da importância da prevenção de doenças contagiosas em locais com grande concentração e movimentação de pessoas, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) orienta que os trabalhadores do município e do comércio em geral atualizem suas carteiras de vacinação, principalmente em relação a FEBRE AMARELA e SARAMPO, neste período de festas de outubro e Oktoberfest.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e que em casos extremos pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras.

Com a população mantendo o esquema vacinal atualizado será possível reduzir o risco de ocorrência de casos de sarampo em nossa cidade. Só este ano, mais de 3 mil casos já foram registrados no Brasil, e quatro pessoas morreram em decorrência da doença.

Dados em Blumenau

Blumenau ainda não registra nenhum caso de sarampo em 2019, fato que não ocorre desde o ano de 2003. Mas com a chegada de um dos maiores eventos turísticos do país em nossa cidade, a Oktoberfest, aumenta o alerta para a importância de que nossa população esteja protegida.

A vacina contra o sarampo é a única medida de prevenção e só assim será possível evitarmos a circulação do vírus em nosso entorno.

Quando adultos devem se vacinar contra o sarampo? 

Se tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

- Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.

- Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

- De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

- De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

 

As vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas Unidades de Saúde com sala de vacina. Proteja-se!

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo