Notícias

18.10.2019

Preparação para o trabalho é tema de curso gratuito a jovens de Blumenau

Compartilhe: Google+

Desde criança Laísa Kauane de Deus sonha em ter uma padaria com a mãe. Agora, aos 16 anos, a estudante do ensino médio acredita que esse sonho pode se tornar realidade. Ela e mais 50 jovens acabam de concluir o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Blumenau em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e oferecido gratuitamente aos interessados.

Esta é a sétima turma de alunos que conclui o curso em 2019. As aulas ocorreram de 16 de setembro a 16 de outubro, totalizando 60 horas aulas, sendo 40 direcionadas a parte comportamental e 20 de conteúdo técnico. Após essa preparação, Luísa conta que o sonho ganhou fôlego.

“Eu não tinha noção do que era uma empresa e nas aulas eu aprendi bastante sobre o que envolve uma empresa. O curso foi muito importante, pois antes eu via um sonho distante e agora que eu tenho conhecimento e tive incentivo, vejo que posso realizar”, conta a jovem. No curso, Laísa criou a Padaria Doces Sonhos.

Desde criança Laísa Kauane de Deus sonha em ter uma padaria com a mãe.

Durante o conteúdo técnico, a instrutora Siomara Marquetti, que foi contratada pela CDL Blumenau, ensinou aos participantes noções do que é uma empresa e o que envolve uma organização. Além disso, realizou aulas sobre marketing de empresa, comunicação, passos e técnicas de vendas, entre outros.

Na atividade final, os alunos tiveram que apresentar o produto ou empresa que criaram durante o curso. De acordo com Siomara os jovens são estimulados a pensar em toda a organização da empresa e desenvolver materiais, como panfletos e cartões de visitas. “Os estudantes são muito dedicados e fazem trabalhos lindos. Com base nessas atividades percebemos o perfil deles e quando surge uma vaga de trabalho podemos direcionar de acordo com as habilidades de cada um”, explica Siomara.

Outro produto apresentado na turma foi o copo ecológico, criado por Suelen Mendes, que sonha em ser veterinária bióloga marinha. “Pensei em criar um produto que ajudasse a preservar os animais e aí surgiu o copo ecológico. Ele é feito de gelatina e pode ser comestível ou usado como adubo”, explica.

Copo ecológico, criado por Suelen Mendes, que sonha em ser veterinária bióloga marinha

A formatura dos alunos será no dia 5 de novembro de 2019, às 19h, no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau.

Projeto

A parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE proporciona a jovens de baixa renda, de 14 a 19 anos, capacitação profissional gratuita direcionada as primeiras oportunidades de trabalho, com foco no comércio.  De acordo com o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o objetivo é preparar jovens para mercado de trabalho.

“Percebemos como o mercado está carente de profissionais ao mesmo tempo que os jovens buscam uma oportunidade. Nosso objetivo é proporcionar a primeira capacitação aos jovens e inseri-los no mercado de trabalho, fazendo esse elo entre os associados que buscam por profissionais e os jovens que desejam trabalhar”, explica.

A parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE conta ainda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), que por meio do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) faz o encaminhamento dos jovens para o curso e todo o acompanhamento deles, tanto no ambiente educacional, como no familiar.

Como ingressar no curso

Para participar, os interessados devem procurar pelo CRAS da região onde moram e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações.  O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem um lanche no intervalo das aulas e vale-transporte.

Em 2019 haverá apenas mais uma turma, que já está com as vagas preenchidas. Porém, a expectativa é que para 2020 haja novas vagas.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a CDL pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informado a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e encaminha aos empresários.

Quem não é associado à CDL Blumenau também pode contratar. Para isso, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo