01.10.2019

Programa de Iniciação ao Trabalho capacita mais 52 jovens para o mercado

No dia 26 de setembro, a CDL Blumenau, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), formou a sexta turma do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). A cerimônia reuniu 52 formandos do PIT, familiares e professores no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau. Por parte da CDL Blumenau, estiveram presentes o vice-presidente da entidade, Eduardo Soares, e a educadora social da CDL Blumenau, Siomara Marquetti.

Após a cerimônia de entrega dos certificados, o vice-presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, contou que foi aluno do CIEE antes de dar início na vida profissional, e destacou que o mercado tem muito a ganhar com a contratação de jovens profissionais.

“O PIT oferece uma grande oportunidade tanto para os alunos como para o empresário, que pode conhecer estes novos profissionais e se surpreender com o trabalho deles. Existem inúmeros jovens com muita vontade de apreender e mostrar trabalho. Por isso, além de promovermos este projeto, em parceria com o CIEE, buscamos sempre reforçar aos nossos associados que procurem a CDL Blumenau, em períodos de contratação, para darem uma oportunidade aos alunos formados”, pontua Soares.

A solenidade também contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito de Blumenau, Mário Hildebrant; presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky; secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann; conselheiro do Conselho de Administração do CIEE/SC, Celso Mário Zipf; Diretor de políticas públicas sobre drogas da Prefeitura Municipal de Blumenau, Marciano Tribess; e a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging.

Para conferir mais fotos da formatura CLIQUE AQUI.

O curso

O Programa de Iniciação ao Trabalho é um curso gratuito voltado para jovens de 14 a 18 anos. O treinamento tem 60 horas de duração divididas em duas etapas, sendo 40 horas direcionadas a parte comportamental e 20 a conteúdo técnico.

Na primeira etapa, o trabalho é desenvolvido com a educadora social do CIEE, Mirian Peixoto Bieging. Nessa fase, os estudantes recebem aulas focadas em marketing pessoal, postura profissional, montagem de currículos e processos seletivos, entre outros. Para Mirian, essa é uma etapa fundamental para se destacar tanto em processos seletivos como dentro da empresa.

“O adolescente saber se portar adequadamente para entrar no mercado de trabalho é fundamental, pois o recrutador ou o empresário espera deste o bom comportamento, respeito e, principalmente, educação. O objetivo do curso é orientar para que os alunos percebam estas boas práticas. Apresentamos a eles a realidade do mundo do trabalho também em seus comportamentos pessoais, nos quais eles precisam saber que vão estar com pessoas de diferentes gostos, ideias, pensamentos, além de reconhecer o poder hierárquico. Seguindo estas orientações, nossos alunos poderão ser a geração de futuros profissionais qualificados do qual tanto se espera”, comenta a orientadora.

Na etapa final, as aulas consistem em instruções técnicas sobre o funcionamento de uma empresa e em trabalhos com temas e práticas relacionadas ao varejo. Na perspectiva da educadora Siomara Marquetti, contratada pela CDL Blumenau e responsável pela segunda etapa do PIT, a qualificação profissional desde cedo representa um grande diferencial do qual o mercado está em busca.

“Existe, hoje, uma situação que merece atenção: por um lado muitas pessoas entrando no mercado de trabalho e, por outro lado, muitos empresários com vagas em aberto e sem conseguir preenchê-las. Isso ocorre por conta da falta de qualificação de mão-de-obra. Esse projeto vem ao encontro dessa necessidade de mercado, ou seja, preparar mão-de-obra. O mercado pode esperar destes jovens uma base de conhecimento com atitudes profissionais, pensamento empreendedor, foco em resultados, noções de atendimento, noções de marketing e vendas.  Essa preparação, que em princípio parece ser ministrada em pouco tempo, já possibilita uma verdadeira transformação. Isso é muito importante para quem está chegando agora no mercado de trabalho, estar aberto a transformação. Eles deixam de ser "meninos" e “meninas” para se tornarem "profissionais", completa Siomara.

Além da parceria entre a CDL Blumenau e o CIEE, o PIT ainda conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que encaminha o jovem para o programa e faz o acompanhamento tanto no ambiente educacional quanto no familiar.

Como ingressar no curso

Para participar, o jovem precisa procurar pelo CRAS da região onde mora e informar a intenção de participar do treinamento. Em seguida, os interessados deverão se cadastrar no CIEE e aguardar as orientações. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem lanche e vale-transporte.

Como contratar

Os associados à CDL Blumenau que desejam contratar os jovens que concluem o treinamento devem entrar em contato com a própria entidade pelo e-mail cursos@unisagres.com.br ou telefone (47) 3221-5775, informando a vaga disponível.

A CDL Blumenau, com apoio da educadora Siomara Marquetti, que ministra o conteúdo técnico, seleciona os jovens de acordo com o perfil e os encaminha aos empresários.

Para os interessados que não são associados à CDL Blumenau, basta entrar em contato diretamente com o CIEE pelo telefone (47) 3326-6250 ou tratar diretamente na sede da organização, que está localizada na rua Dr. Amadeu da Luz, 180, no Centro de Blumenau.