22.11.2019

Palestra Princípios da Inovação, com Nelson Mattos, reúne 363 pessoas no Quality Hotel Blumenau

Em uma noite recheada com muito conteúdo, Blumenau recebeu o brasileiro Nelson Mattos para a palestra Princípios da Inovação. Ao todo, 363 pessoas estiveram presentes no Quality Hotel Blumenau, na última terça-feira (19), para ouvir Mattos contar alguns dos principais segredos que levaram à criação de tantas inovações trazidas pelo Google.

Dono de um vasto conhecimento, Mattos, foi vice-presidente de empresas como Google e IBM, além de ter lecionado na Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. O palestrante manteve a atenção do público do início ao fim em uma palestra que reuniu conteúdo relevante, objetividade, exemplos práticos e momentos de descontração.

Entre os tópicos pontuados na palestra, o ex-Google destacou que a geração de ideias é muito influenciada pelo ambiente e a colaboração entre os funcionários. Para ele, o Google promoveu mais do que uma revolução tecnológica, mas também mudanças nos modelos de gestão e na estrutura organizacional da empresa, que foram fundamentais para o sucesso no mercado.

O palestrante também lembrou que embora muitos gestores buscam inspirações em empresas consolidadas no mercado, existem empresários que têm medo de mudanças e acabam desistindo no meio do processo de transformar o negócio deles em inovador.

“Esses princípios de inovação são muito simples e podem ser facilmente implementados. Isso só não acontece com mais frequência porque eles exigem mudanças fundamentais na cultura da empresa. Tais mudanças, muitas vezes, esbarram na rigidez dos executivos que lideram as empresas mais tradicionais”, afirma Mattos.

Os Princípios da Inovação podem ser resumidos em seis itens:

1. Contrate os melhores;
  2. Incentive o empreendedorismo (interno);
  3. Esteja aberto. Compartilhe tudo;
  4. Tudo é uma questão de dados;
  5. Usuários/clientes em primeiro lugar, em segundo, dinheiro;
  6. A velocidade faz diferença.

No final do evento, o público pôde fazer perguntas ao palestrante. Os participantes se engajaram e trouxeram dúvidas pertinentes, além de sanarem curiosidades sobre o tema da palestra.

O evento foi uma realização da CDL Blumenau, em parceria com a UniSagres, e contou ainda com o patrocínio da Seven Comunicação Total e da Viacredi, além do apoio do Quality Hotel Blumenau.