Notícias

23.01.2020

Secretaria de Estado da Saúde emite alerta sobre febre amarela

Compartilhe: Google+

Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), emitiu um comunicado chamando a atenção da população para a alta probabilidade da circulação do vírus causador da febre amarela.

O alerta dado pela secretaria se deu a partir do registro de 64 óbitos de macacos, suspeitos de terem sofrido infecção por febre amarela, entre 1 e 20 de janeiro de 2020. As mortes dos primatas ocorreram principalmente nas regiões do Planalto Norte (São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho) e Médio Vale do Itajaí (Pomerode, Blumenau e Timbó). O número representa um aumento de três vezes em comparação ao registrado no ano passado no estado (20 óbitos de macacos no mesmo período).

Em vista deste cenário, a DIVE reforça a necessidade de fortalecer as ações de combate ao vírus, em especial a vacinação de todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade.

Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (SEMUS), a vacina da febre amarela está disponível em 35 salas de vacinação nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) e demais Postos de Saúde (ESFs). A vacina é disponibilizada durante o ano todo e é importante ter em mãos a carteira de vacinação para receber a aplicação.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo