Notícias

27.03.2020

Artigo | Coronavírus: o desafio do varejo diante do impacto da pandemia

Compartilhe: Google+

Helio Roberto Roncaglio | Presidente da CDL Blumenau

O avanço do coronavírus (Covid-19) no Brasil trouxe um cenário adverso, incerto e de muita apreensão. A preocupação com um contágio em massa fez com que nossos governantes tomassem medidas extremas, causando restrições na rotina da população e impactando em todos os setores do nosso país.

A decisão do isolamento social, apesar de trazer impacto à nossa economia, é essencial para diminuir o avanço da doença, preservar a vida da população e garantir a manutenção do nosso sistema de saúde. Parar agora significa retornar às nossas atividades o mais brevemente possível. Por isso, nesse momento tão delicado, cuide de você e de sua família. Siga as orientações de prevenção reforçadas diariamente e fique em casa.

Mas como ficará o futuro? É fato que precisamos pensar na retomada gradativa das atividades de todos os setores para evitar um colapso na economia. Dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimam que o setor de comércio e serviços seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses. A projeção tem como base a normalização das atividades a partir do mês de maio. Caso os efeitos da pandemia avancem além desse período, o impacto será ainda maior.

Dentre as milhares de dúvidas que nos cercam, neste momento, temos uma única certeza: vamos superar tudo isso juntos. Desde o início da pandemia em Santa Catarina, a CDL Blumenau vem acompanhando de perto todas as decisões tomadas nas esferas municipal, estadual e federal e vem trabalhando diariamente para orientar os associados em todas as áreas da empresa: administrativa, econômica e trabalhista, com intuito de amenizar o impacto nos negócios.

No site da CDL Blumenau, várias informações e materiais estão disponíveis para o associado, dentre eles, um informativo elaborado pela assessoria jurídica da entidade, com orientações trabalhistas, fiscais e tributárias para que o associado possa tomar as decisões mais assertivas na sua empresa. Também abrimos um canal de comunicação com o associado para orientações e esclarecimento de dúvidas e estamos com uma equipe de colaboradores, em home office, focada no atendimento ao associado, por telefone, WhatsApp, e-mail e pelas nossas redes sociais.

No que tange o governo estadual e federal, medidas trabalhistas e econômicas já foram anunciadas no intuito de manter a economia ativa e diminuir o impacto para as empresas. Mas sabemos que será necessário ainda mais. E nós estaremos junto com nossos associados, buscando alternativas para fortalecer suas empresas e cobrando dos governos medidas que possam, de alguma forma, atenuar as perdas do varejo.

Por isso, mais que do nunca, este é um momento de união. Juntos somos mais fortes e somando forças, conseguiremos tomar as melhores decisões e superar os desafios que estão por vir. Neste momento delicado, estamos separados, mas, mais unidos do que nunca.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo