24.03.2020

Confira algumas alternativas para proteger seu negócio em tempos de coronavírus

Em meio ao momento de crise provocado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), empresários de todo o mundo estão buscando alternativas para reduzir os impactos negativos que podem sofrer em seus negócios. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem nortear suas ações para enfrentar este momento difícil.

Observe a mudança no comportamento de seu consumidor

O avanço do coronavírus no estado de Santa Catarina e a restrição do funcionamento de atividades e serviços não essenciais provoca mudanças temporárias na rotina da população, inclusive no que diz respeito aos hábitos de consumo. Em busca de seguir as orientações de prevenção ao vírus e evitar aglomerações, muitos consumidores tendem a buscar serviços e produtos em e-commerce e delivery. Preparar-se para atendê-los pode gerar bons negócios.

Avalie o seu negócio e planeje estratégias

Ninguém conhece sua empresa melhor do que você mesmo. Esta é a hora de olhar para dentro do seu próprio negócio e analisar as medidas cabíveis. Estabeleça parcerias, reavalie custos, negocie valores com fornecedores e prestadores de serviço, apresente novas propostas de produtos aos seus clientes e deixe-os saber. Se houver possibilidade de delivery, invista nela. O importante é ter objetivos claros e de acordo com a realidade para traçar novas metas a curto e médio prazo e agir dentro de suas possibilidades.

Intensifique sua comunicação digital

Neste momento, vários dos consumidores que estão em isolamento social também estão acessando as redes sociais. A comunicação digital, mais do que nunca, é importante para que você permaneça conectado ao seu cliente. Estar presente no meio digital garante mais visibilidade ao seu negócio e pode criar mais oportunidades de vendas, desde que a comunicação seja feita com planejamento e estratégia.

Diversifique os canais de vendas

Conheça e utilize os meios disponíveis para comercializar seus produtos e serviços em diferentes canais, ampliando suas oportunidades de venda. Diversificar canais de venda pode de maneira bem estruturada e estratégica pode lhe ajudar a alcançar tanto consumidores que estão evitando locais públicos como também àqueles que não conhecem a sua marca. Ferramentas como o e-commerce, as televendas, o WhatsApp Business e as redes sociais são excelentes para ampliar os canais de vendas do seu estabelecimento. Se você já usa esses instrumentos, esteja atento aos produtos cadastrados, otimização da navegação, descrição de produtos etc. Ofereça conforto ao seu cliente neste momento.

Cuidado com o aumento abusivo de preços

Com um momento de crise em andamento, existe a tendência de procura do consumidor por certos itens, a exemplo de máscaras cirúrgicas, luvas e álcool gel para prevenção ao vírus. Entretanto, a elevação injustificada do preço dos produtos configura prática abusiva e crime contra o consumidor e a economia popular. Mesmo num momento delicado no cenário mundial, não há justificativa para um aumento arbitrário de lucros e prejuízo ao consumidor. Além disso, lembre-se que a prática poderá deixar uma imagem negativa sobre a sua empresa quando a situação de crise passar.

Estabeleça uma comunicação direta com seus clientes

Se o seu estabelecimento está na lista dos que foram permitidos funcionar durante o estado de emergência em Santa Catarina, estabeleça uma mensagem direta aos seus clientes em relação aos cuidados que estão sendo tomados para a preservação da saúde dos seus colaboradores e consumidores. Espalhe cartazes, adesivos e panfletos pela loja com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados. Disponibilize álcool gel aos clientes, e realize a limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros com frequência. Dê segurança ao seu cliente e mostre que você está comprometido com a causa!

Procure orientações jurídicas, trabalhistas e fiscais

Em uma situação delicada como esta, é extremamente importante conhecer todas as alternativas que estão à sua disposição para gerar o menor impacto possível no seu negócio. Ceder férias antecipadas a seus funcionários ou optar pelo home office podem ser opções que lhe auxiliem. Por isso, é fundamental conhecer as questões jurídicas, trabalhistas e fiscais que podem ajudá-lo neste processo. A CDL Blumenau, disponibilizou um material com estas orientações para seus associados. Para acessá-lo, basta CLICAR AQUI.

Lembrando, é preciso prudência e tranquilidade para qualquer decisão tomada em relação ao estabelecimento.

Esteja atento aos comunicados oficiais

Por fim, fique ligado em todos os comunicados e informativos. Monitore de perto a situação do coronavírus no Brasil e no mundo. A orientação da CNDL é que as decisões e protocolos de saúde dos governos locais, bem como do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), sejam respeitados. Para manter-se bem informado, acompanhe as atualizações nos canais oficiais de comunicação da CDL Blumenau (www.cdlblumenau.com.br), da prefeitura de Blumenau (https://www.blumenau.sc.gov.br/), do governo de Santa Catarina (https://www.sc.gov.br/) e do Ministério da Saúde (https://saude.gov.br/).

Informações: CNDL