Notícias

06.03.2020

Dia da Mulher: empresária completa 39 anos de uma trajetória vitoriosa em Blumenau

Compartilhe: Google+

Se existe um segredo para uma carreira longa, sólida e bem-sucedida, este pode ser resumido em muito trabalho, amor pela profissão e pelos funcionários. Pelo menos, esta é a fórmula compartilhada por Madalena Peters, sócia-proprietária da Relojoaria e Ótica Universal, que completa, em 2020, 39 anos de história no comércio varejista blumenauense.

Mada, como é carinhosamente chamada, começou a trabalhar aos 13 anos de idade. Na época, já trabalhava no ramo que se tornaria sua paixão até os dias de hoje. Aos 17 anos, Madalena se tornou bancária e continuou na função durante quatro anos. Entretanto, foi obrigada a abandonar a profissão, pois, quando se casou, em 1971, mulheres casadas não podiam trabalhar em bancos, uma vez que eles não cobriam licença-maternidade.

“No dia que eu noivei, meus colegas do banco me deram ‘pêsames’. Eu fiquei confusa e não entendi o porquê daquilo. Então, meu gerente me disse que estavam me dando os pêsames porque eles iriam perder uma grande funcionária. Continuei confusa e disse que eu não iria sair, mas depois fiquei sabendo que eu seria obrigada. Eu saí do banco em junho, me casei em julho, e entrei na Universal em agosto”, conta a empresária.

No mês de fevereiro, fruto de uma sociedade entre o pai e o marido de Mada, nasceu a Universal. Ela trabalhou na loja até fevereiro de 1973, quando se afastou das atividades para cuidar dos filhos. "Eu fiquei exatamente 10 anos fora do comércio. Quando eu voltei, eu voltei com tudo! Hoje, faz 37 anos desde que retornei ao comércio e, ao todo, somo 39 anos de Universal" diz Madalena.

Atualmente, o empreendimento que começou com dificuldades em um espaço de 20m², conta com uma estrutura de 340m², dividida em dois prédios, 40 funcionários, sendo alguns com mais de 40 anos de casa, e mais de 120 mil clientes. “Isso só foi possível graças a formação de um ambiente e uma equipe harmoniosa. Uma empresa pode ser comparada a um relógio mecânico. Se todos os componentes estão bem cuidados e preservados, ele poderá funcionar em harmonia, perfeitamente, durante anos. Mas se uma engrenagem amassar ou ter um dente danificado com o tempo, você precisa trocá-la para que o relógio continue funcionando”, afirma Madalena.

Associada à CDL Blumenau desde a fundação da Universal e mãe de Alexandre Peters, presidente da entidade de 1999 a 2001, a empreendedora destaca que a CDL sempre foi eficiente ao defender os interesses dos associados e na prestação de serviços, além de fomentar as vendas por meio das campanhas. “Ao longo desses anos, eu creio que a CDL contribuiu conosco em todos os sentidos. Se me perguntassem o que poderia acrescentar, honestamente, eu não saberia dizer. Eu acho tudo excelente. Meu filho foi presidente da entidade durante um mandato e isso foi uma grande honra para mim”, lembra a empresária.

Aos 70 anos, Mada diz sentir alegria por passar exemplos que vão além do profissional para suas colaboradoras e clientes, transmitindo também valores como mulher. “Nós, enquanto empreendedores, tentamos dar o melhor exemplo a nossos colaboradores. É muito bonito ver as meninas que trabalham conosco batalhando e se espelhando em nós como mulher. Até porque nós não somos apenas empresárias. Somos mães, avós, donas de casa, empreendedoras… nós somos tudo”, diz a mulher.

Para finalizar, Madalena deixa um recado para todas as mulheres que enfrentam desafios diários dentro e fora de casa: “A nós, mulheres, que somos o símbolo da força e determinação, que lutamos por nossos ideais, não desistam dos seus sonhos. Pois é na força da mulher, no seu caráter e generosidade que nossos sonhos se tornam realidade. Feliz Dia das mulheres!”

Texto: Lucas Lemes Gavião

Dia da Mulher: empresária completa 39 anos de uma trajetória vitoriosa em Blumenau

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo