22.04.2020

Governo do Estado determina regras para as atividades e serviços liberados a partir do dia 22

Na noite de ontem, 21, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, publicou uma série de portarias em edição extra do Diário Oficial do Estado estabelecendo regras para o funcionamento de restaurantes, shopping centers, centros comerciais, galerias, academias e empresas de controle de pragas.

Os estabelecimentos estão autorizados a retomar as atividades e serviços a partir de hoje, 22 de abril, desde que observadas as normas determinadas pela Portaria SES Nº 235 de 08/04/2020 e pela Portaria SES Nº 251 de 16/04/2020, além das regras específicas previstas em portarias para cada um dos segmentos liberados.

Confira abaixo as regras mais importantes abaixo para cada segmento:

Restaurantes, bares, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias e afins

• Uso de máscaras e álcool em gel 70%;
  • No caso dos buffets, os clientes precisam higienizar as mãos com álcool em gel 70% e usar luvas;
  • Distância de pelo menos 1,5 metro entre pessoas.

Para conferir todas as normas para o funcionamento de restaurantes e afins, previstos na Portaria SES Nº 256 de 21/04/2020, CLIQUE AQUI.

Shopping centers, centros comerciais e galerias

• Distância de pelo menos 1,5 metro entre pessoas;
  • É proibido provar roupas ou itens de beleza, como maquiagens;
  • Horário reduzido de funcionamento – segunda a domingo, das 12h às 20h. As praças de alimentação e restaurantes poderão funcionar até às 22h;
  • Ficam proibidos os shows, apresentações e similares;
  • Ficam proibidos os cinemas, parques ou praças de diversão.

Para conferir todas as normas para o funcionamento de shopping centers, centros comerciais e galerias, previstos na Portaria SES Nº 257 de 21/04/2020, CLIQUE AQUI.

Academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios, danças, escolas de natação, hidroginástica, hidroterapia, academias de lutas e áreas afins

• Ocupação de no máximo 30% da capacidade;
  • Uso de máscaras e álcool em gel 70%;
  • O controle de acesso deve ser mantido sem o uso de digitais;
  • Distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre pessoas;
  • Todos devem manter os cabelos presos;
  • Obrigatório o uso de toalha;
  • Bebedouros devem estar fechados;
  • Permanência de no máximo 60 minutos por pessoa.

Para conferir todas as normas para o funcionamento de academias e afins, previstos na Portaria SES Nº 258 de 21/04/2020, CLIQUE AQUI.

Empresas especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas

• Limitação de entrada de pessoas em 50%;
  • Distância de pelo menos 1,5 metro entre pessoas.

Para conferir todas as normas para o funcionamento de restaurantes e afins, previstos na Portaria SES Nº 255 de 21/04/2020, CLIQUE AQUI.

É importante ressaltar também que o governo, por meio da Portaria Nº 245 de 12/04/2020, autorizou as polícias Militar e Civil de Santa Catarina a exercer autoridade de saúde no estado, podendo fiscalizar o cumprimento das normas vigentes.