Notícias

26.06.2020

FAC reúne 25 profissionais para falar sobre “A importância da negociação em cenários de incertezas”

Compartilhe: Google+

Ontem, 25, aconteceu o segundo Fórum Análise de Crédito de 2020. A reunião foi realizada novamente no formato de videoconferência e contou com a participação de 25 profissionais da área de cobrança e análise de crédito que, desta vez, abordaram o tema “A importância da negociação em cenários de incertezas”.

 

No encontro, os mediadores Viviane Giombelli e Jorge Caresia falaram sobre os desafios que os profissionais estão enfrentando durante o período de pandemia e como é fundamental se manter organizado e estar ainda mais preparado na hora de conceder crédito ao cliente ou de orientá-lo a quitar suas dívidas.

“Hoje, falamos bastante a respeito de como é importante organizar as coisas por partes, como ajudar os clientes a se organizarem com seus débitos e sobre a insegurança dos próprios profissionais de análise de crédito e cobrança sobre o que muda nas abordagens e nos recursos neste momento em que, mais do que nunca, as pessoas estão fragilizadas. Percebemos a relevância de encontros como este para termos mais esclarecimentos sobre as melhores formas de agir diante das incertezas por meio das trocas de experiências”, conta Viviane, que é psicóloga especialista em trabalhos com grupos.

Para Caresia, além da organização pessoal e do ambiente de trabalho, é imprescindível estar abastecido com informações de qualidade, tanto para conceder ou não crédito ao consumidor quanto para orientá-lo.

“O atual momento exige que tenhamos mais cuidado na análise de crédito, ou seja, é necessário nos cercarmos de informações mais completas e de melhor qualidade, com elementos que nos tragam maior segurança na hora de tomar as decisões. Em relação a cobranças, precisamos encontrar formas de ajudar os clientes a quitar seus débitos. Eu diria que cerca de 80% dos clientes querem pagar suas dívidas, mas muitos não encontram alternativas. Às vezes, uma alternativa que você apresenta para ele ajudará com que ele passe a honrar os compromissos que ele tem com sua empresa”, afirma Caresia.

Em meio às experiências trocadas durante o FAC, Daniela Otte Rocha, do setor de cobranças da Escola Barão do Rio Branco, conta que os fóruns contribuem para mantê-la informada para encontrar soluções e alternativas que auxiliem a empresa e o consumidor a chegarem em um acordo.

“Por conta da pandemia, muitos orçamentos familiares se modificaram. Nós, como empresa, também sentimos o impacto e precisamos manter as cobranças, com negociações e prorrogações cabíveis para cada caso. Em todo fórum, temos novidades sobre a situação financeira da região e das empresas parceiras. A troca de experiência traz novas sugestões e força para seguir trabalhando. Juntos, sem dúvida, somos mais fortes”, comenta a participante do FAC.

O próximo encontro do Fórum Análise de Crédito será no dia 30 de julho. Para participar, basta confirmar presença com Marise pelo fone (47) 3221-5705 ou pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br. A participação é gratuita.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo