Notícias

15.07.2020

Dia do Homem: aprendizados de um jovem empreendedor

Compartilhe: Google+

Para celebrar o Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, a CDL Blumenau conta a história de associados que inspiram quem quer empreender.

Aos 21 anos, Jansle Jeffrey Kreutzfeld abriu o próprio negócio. Associado à CDL Blumenau e formado em direito, cresceu vendo a família empreender e, como dizem, o fruto não cai longe do pé. Hoje, aos 28 anos, ele está no segundo empreendimento e fala dos desafios e vantagens de ser um jovem empresário, além de deixar algumas dicas para quem pretende entrar no que ele chama de “montanha russa de emoções”.

O primeiro negócio de Jansle foi uma franquia de intermediação documental, em Blumenau. “A minha família sempre foi empreendedora. Desde a minha avó, que teve loja por mais de 45 anos, até a minha mãe e meu pai, que tiveram negócios em vários segmentos. Então, esse foi um sonho que tive desde pequeno, que eu também seria empreendedor.  A franquia foi uma oportunidade de negócio que achei que era válida e fui. Era uma oportunidade de realizar meu sonho”, conta.

Um ano e quatro meses depois, Jansle fechou o negócio. “Vi que estava fadado a dar errado. Mas, foi ali que descobri o certificado digital, que é o produto da minha atual empresa”, lembra o empreendedor. E foi assim que, em 2016, Jansle abriu a LocalCert Certificação Digital, onde é administrador e diretor comercial.

Logo no primeiro negócio, Jansle conta que aprendeu a ter resiliência. “Foi uma época que apanhei muito. A gente se questiona se é bom o suficiente para ter um negócio próprio. Inúmeras foram as vezes que voltei para casa pensando em largar tudo e ter um emprego de carteira assinada. Mas, é com o apoio da família que a gente consegue. Se não fosse esse apoio, já teria desistido”, desabafa.

Empreender é um grande desafio. Quando questionado se o desafio é ainda maior por ser jovem, Jansle explica que a inexperiência fez com que ele aprendesse a empreender na prática. “A grande vantagem é que a gente tem muita vontade quando é novo, vontade de mostrar que vai dar certo”, afirma. Ele diz que a idade não chegou a ser um problema nos negócios e sempre lidou de forma profissional sobre isso.

Associativismo

Membro ativo da CDL Jovem, núcleo da CDL Blumenau, Jansle já teve a oportunidade de coordenar o grupo por dois anos. O empresário ressalta que participar do núcleo e ter sido coordenador foi importante para o próprio desenvolvimento.

“Eu conheci muitas pessoas, que levo até hoje. Aprendi mais sobre a entidade, organização de eventos e associativismo. Além disso, a CDL Jovem me proporcionou bons fornecedores e clientes. É uma vitrine de negócios, na qual um ajuda o outro. A gente fica em evidência pelo trabalho que faz. Como coordenador, aprendi a falar em público, a me expressar, a liderar e a me comunicar”, relembra o jovem.

Dicas

Para quem quer empreender, Jansle é bastante objetivo e claro quanto às sugestões. Confira:

  • Primeiro, a pessoa deve estar preparada emocionalmente, porque empreender é uma montanha russa de emoções. Uma hora você pensa que vai dar certo, outra não. Então, esteja com seu emocional em dia.
  • Tenha um plano de negócios. Pesquise bastante antes de empreender. Esteja preparado para o tempo que o seu negócio precisa para amadurecer.
  • Saiba que pode demorar mais que o planejado.
  • Tenha alternativas se o negócio não der certo.

 

Dia do Homem: aprendizados de um jovem empreendedor

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo