Notícias

03.08.2020

Em formato por videoconferência, FAC reúne 15 profissionais de análise de crédito e cobrança

Compartilhe: Google+

Na última quinta-feira, 30 de julho, a CDL Blumenau realizou mais uma edição do Fórum Análise de Crédito (FAC) por videoconferência. Esta é a terceira edição do fórum nesta modalidade e contou com a participação de 15 profissionais dos setores de cobrança e análise de crédito de empresas de diversos segmentos.

O FAC foi mediado pelo facilitador Jorge Caresia e pela psicóloga Viviane Giombeli, especializada em trabalhos com grupos. O encontro teve como tema “Quais dados do cliente preciso ter para fazer uma boa análise? Qual consulta fazer? Que informações ela traz?”.

Enquanto Caresia fez uma abordagem da parte técnica sobre as informações que o analista de crédito precisa ter em mãos na hora de fazer uma boa análise, Viviane ressaltou a importância de se aproximar e criar um vínculo com o cliente antes de solicitar os dados necessários para a consulta:

“Antes de coletarmos os dados do cliente para fazermos a análise, é importante prepará-lo e quebrar o gelo para criar uma relação de confiança com ele por meio de uma abordagem mais leve. Desta forma, o próprio consumidor tende a se sentir mais à vontade para falar mais sobre si e passar as informações que você precisa”, afirma Viviane.

Para o facilitador, conhecer o tipo de informação que as consultas de SPC fornecem ao analista e escolher a consulta certa na hora de fazer a análise de crédito do cliente é essencial para uma boa venda.

“Quando você tem uma informação de qualidade, correta e precisa, a chance de você fazer uma venda com segurança é muito grande, ou seja, você corre um risco mínimo de perder o valor daquela venda. Se você precisa saber se o consumidor é um bom pagador, é fundamental saber qual consulta atende à sua necessidade e vai lhe prover a informação que você precisa para que você tome uma decisão com segurança”, pontua Caresia.

Ao final do encontro, Márcia Fiedler, profissional da Camargo Química, que participou pela primeira vez do Fórum por videoconferência, ressaltou como a qualidade do FAC foi mantida no novo formato e como o conteúdo apresentado serve como auxílio para aprimorar as qualidades dos participantes em várias esferas.

“Gostei bastante do Fórum. Eu estava ansiosa para o encontro, depois de tanto tempo, mesmo que de maneira remota. Tudo o que aprendemos sempre nos agrega para a vida. Cada aprendizado nos torna profissionais e pessoas melhores.”

Oportunidade de aprimoramento

 

Formado por profissionais que trabalham com vendas no crediário, análise e concessão de crédito, o Fórum Análise de Crédito (FAC) é uma iniciativa da CDL Blumenau e é totalmente gratuito para os associados.

Os objetivos do Fórum são orientar os participantes sobre ações que reduzem a inadimplência, discutir melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para a uma cobrança mais eficaz.

Realizado tradicionalmente de forma presencial, o FAC adotou o formato por videoconferência para continuar servindo como uma alternativa de aprimoramento para os profissionais da área de análise de crédito e cobrança que trabalham em estabelecimentos associados à entidade.

Próximo encontro

 

O próximo encontro do Fórum Análise de Crédito será no dia 27 de agosto. Para participar, basta confirmar presença com Marise pelo fone (47) 3221-5705 ou pelo e-mail [email protected] A participação é gratuita.

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo