20.11.2020

Acessibilidade: ABADA inaugura Central de Libras em Blumenau

No dia 3 de novembro, a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA) inaugurou um serviço voltado ao atendimento da comunidade surda de Blumenau, a Central de Libras.

A Central de Libras consiste em um espaço equipado com um computador com webcam e demais ferramentas para facilitar a contato entre a pessoa com deficiência auditiva e um atendente. O terminal é conectado diretamente a um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) da ABADA, que ajudará na intermediação da comunicação.

O serviço tem como objetivo auxiliar a troca de informações entre pessoas com deficiência auditiva e atendentes em órgãos públicos e empresas que não contam com o suporte de intérpretes de Libras. A assistência é prestada para diversas situações, como consultas médicas, boletins de ocorrências, audiências, entrevistas de emprego, integrações em empresas, entre outros.

Os atendimentos da Central são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30, mediante agendamento prévio. Eles ocorrem de maneira virtual, por meio de diversas plataformas de videochamada, e podem acontecer também presencialmente em eventos e seminários com a presença de um intérprete de Libras.

Para saber mais sobre a Central de Libras e conhecer o trabalho da ABADA, basta acessar o site da associação. Mais informações também pelos telefones (47) 9 9283-4640 e (47) 3340-2463.