16.02.2021

Por que minha empresa precisa ter um certificado digital?

O Certificado Digital é exigido para a realização de muitos processos operacionais relacionados à área contábil, à prestação de contas e às finanças das empresas. O documento eletrônico passou a ser obrigatório para ingressar em alguns sistemas, principalmente ligados ao Governo e à Receita Federal, substituindo os famosos campos de “Login” e “Senha”.

A adoção do certificado por parte destes órgãos aconteceu justamente com o intuito de proteger as informações de empresas e pessoas físicas por meio de um sistema de criptografia assimétrica presente nos documentos eletrônicos, garantindo a segurança das transações eletrônicas contra o roubo de dados, por exemplo, em ataques envolvendo hackers.

Mesmo assim, muitos empresários ainda questionam a necessidade de terem um Certificado Digital para seus estabelecimentos e quais as limitações que encontrariam por não possuir o documento eletrônico.

Por isso, separamos uma lista com alguns dos processos que as empresas podem ser impedidas de realizar caso não tenham um Certificado Digital em seu CNPJ. Confira:

• Sem o certificado, as empresas ficam impedidas de enviar ao governo as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais – e-Social;
  • Todas as empresas que seguem os regimes tributários de Lucro Real ou Lucro Presumido, devem possuir um certificado digital, uma vez que elas são obrigadas a emitir Nota Fiscal eletrônica, ou seja, todo mundo que expede nota, nas operações de venda de mercadorias que têm a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, está obrigado a se certificar;
  • A maioria das declarações pleiteadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) para as empresas, tanto do Lucro Real quanto do Presumido, exigem a certificação;
  • Impossibilidade de transmitir as declarações das obrigações acessórias da empresa, não conseguindo pagar os tributos exigidos por lei. Se não cumprir com o pagamento de tributos, a empresa terá que pagar multas;
  • As empresas optantes pelo Simples Nacional que possuem mais de três empregados precisam ter a ferramenta;
  • Caso não estiverem devidamente certificados, os microempreendedores individuais que emitem NF-e de alguns Estados terão problemas na hora de despachar as suas mercadorias, principalmente se as vendas forem feitas pela Internet.

Como ter o Certificado Digital

A CDL Blumenau, por meio do SPC Brasil, é autorizada a emitir o Certificado Digital. Além do atendimento realizado na sede da entidade, há opção de atendimento por videoconferência ou in company, facilitando o procedimento.

A CDL Blumenau emite os Certificados Digitais dos tipos e-CNPJ e e-CPF, nas opções A1 e A3.

O interessado em obter o Certificado Digital pode entrar em contato pelo fone (47) 3221-5763, WhatsApp (47) 99657-9544 ou e-mail certificacao@cdlblumenau.com.br.

Fonte: AARB