12.03.2021

Parceria entre Sebrae e Caixa amplia acesso a crédito para pequenos negócios

Desde o início da pandemia de Covid-19, uma das maiores dificuldades de inúmeros empresários em todo Brasil é o acesso a crédito para amenizar as adversidades enfrentadas ao longo do último ano. A principal barreira são as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo.

Por este motivo, o Sebrae e a Caixa Econômica Federal firmaram uma parceria para facilitar o acesso de micro e pequenos empreendedores ao crédito por meio de uma linha especial de R$ 7,5 bilhões disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).

O que é FAMPE?

FAMPE é o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas que o Sebrae disponibiliza nos bancos conveniados. O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa.

O FAMPE pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento.

Como solicitar o crédito?

A nova linha é especial, já que conta com taxas e prazos diferenciados, tudo para que o empresário mantenha seu negócio em pleno funcionamento. Ela está disponível para empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços, dos seguintes portes:

MEI - Microempreendedores individuais com faturamento até R$ 81 mil

ME – Microempresas com faturamento até R$ 360 mil

EPP – Empresas de Pequeno Porte com faturamento de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões

Os CNPJs devem ter pelo menos 12 meses de faturamento, não podem ter nenhuma restrição de CNPJ nem no CPF dos sócios e estão condicionados à avaliação de risco da CAIXA, em consonância com as práticas de mercado, determinação de órgãos reguladores, acordos internacionais inerentes ao Sistema Financeiro que o Brasil seja signatário, dentre outros aspectos de legislação e regulamentação.

Condições da Operação

Porte / Valor Máximo por CNPJ / Carência / Amortização após carência / Taxas de Juros

MEI / R$ 12,5 mil / 9 meses / 24 meses / 1,59% a.m

ME / R$ 75 mil / 12 meses / 30 meses / 1,39% a.m

EPP / R$ 125 mil / 12 meses / 36 meses / 1,19% a.m

Para ter acesso à linha de crédito é necessário realizar o tutorial do SEBRAE com orientações e informações disponível AQUI. Para mais informações sobre a linha de crédito especial e sobre as condições, basta acessar o site do Sebrae.