29.06.2021

Oito dicas para evitar fraudes na loja virtual

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), acabam de divulgar nova edição do estudo Fraudes Financeiras no Brasil. O levantamento mostra que houve um importante aumento nas fraudes ocorridas pela internet no Brasil, com o crescimento das compras online em função da pandemia do covid-19, que impôs medidas de restrição para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e também a circulação de pessoas nas ruas.

Segundo a pesquisa, 59% dos internautas sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil nos últimos 12 meses, o que representa aproximadamente 16,7 milhões de brasileiros lesados. Um crescimento de 28% em relação à pesquisa realizada em 2019. As cinco fraudes mais apontadas pelos entrevistados foram:

• Não receber por um produto ou serviço que comprou (41%);
  • Aquisição de produtos ou serviços que veio diferente das informações especificadas pelo vendedor (41%);
  • Clonagem de cartão de crédito ou débito (24%);
  • Golpes por meio de ligação, e-mail, SMS ou WhatsApp informando que a vítima tinha direito a receber um dinheiro, e para conseguir a quantia, deveria fornecer dados pessoais e bancários, além do pagamento de honorários (17%);
  • Pagamento de falsa cobrança por meio de depósito, boleto falsificado ou adulterado (15%).

A fraude é, portanto, uma parte indesejada da administração de um negócio online e que exige cuidados permanentes. Para estar sempre à frente daqueles que desejam prejudicar a empresa e seus clientes, os varejistas podem e devem tomar medidas proativas para evitar fraudes.

Confira oito dicas para proteger as transações da sua loja virtual:

1 – Invista em tecnologia

A tecnologia é a principal aliada do varejo no controle de tentativas de fraude. Ao criar um ambiente totalmente controlado por sistemas de segurança, qualquer alteração estará registrada e será facilmente rastreada. Para manter sua empresa segura, existem várias soluções: inteligência artificial, blockchain, entre outras aplicações confiáveis. Converse com sua equipe de Tecnologia da Informação.

2 – Siga à risca os protocolos de segurança

A conformidade com protocolos de segurança é a primeira linha de defesa contra fraudadores em uma loja virtual. Os protocolos que estabelecem padrões de segurança ajudam a manter varejo e consumidor seguros, garantindo que as transações ocorram em um ambiente protegido e evitando que criminosos tenham acesso a dados confidenciais.

3 – Mantenha o banco de dados atualizado e utilize sistemas de autenticação

Um dos problemas mais comuns é a falsificação e uso de cartões de crédito clonados. Para evitar este tipo de fraude, mantenha o banco de dados atualizado e completo. Os dados de todos os seus clientes devem ser armazenados de forma segura e com rápido acesso. Com isso, na hora da compra, fica mais fácil solicitar o número do cartão e confrontá-lo com o dado previamente fornecido. Também é possível fazer dupla checagem de outras informações que podem travar a transação em caso da desconfiança de fraude. A confrontação de uma gama maior de dados dificulta a tentativa de golpe.

Outra efetiva medida de proteção contra fraudes é verificar o Valor de Verificação do Cartão (CVV). O código de três dígitos na parte de trás de um cartão de crédito prova que o usuário está segurando fisicamente o cartão. Certifique-se de que as compras incluam o CVV como parte do processo de pagamento.

4 – Peça senhas fortes

Senhas fortes são vitais para proteger os dados do cliente e reduzir as compras falsas. Muitas pessoas usam e reutilizam o mesmo e-mail e senhas em várias contas, e se um hacker invadir uma conta, não fará grande esforço para tentar a mesma combinação de senha e e-mail para invadir outras contas. Por isso, exija senhas com um mínimo de oito caracteres, incluindo o uso de letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. Também estimule os clientes a criar senhas exclusivas para acessar a sua loja virtual. Como alternativa, adicione autenticação de dois fatores ao negócio.

5 – Implante um sistema de gestão confiável

Invista em um sistema de gestão, controle de mercadorias e organização de estoque. Esta é uma boa estratégia de gerenciamento e uma das principais formas de combater os principais tipos de fraudes realizadas no varejo. No mercado, há uma série de programas que ajudam o empreendedor a visualizar tudo o que acontece na loja e controlar de forma rígida todas as ações. O sistema de gestão deve permitir a verificação de todas as falhas e gargalos de sua operação, identificando as vulnerabilidades que possam ser utilizadas por fraudadores.

6 – Capacite seus colaboradores

Prepare sua equipe para coibir as tentativas de fraude. Os colaboradores são os principais agentes dentro do negócio e eles são responsáveis pela maior parte das ações, sendo que sua falta de atenção, desmotivação ou desconhecimento pode ser utilizado por fraudadores para obter sucesso em seus intentos.

7 – Monitore os indicadores

Avalie o desempenho do sistema de prevenção a fraudes monitorando os principais Key Performance Indicator – Indicador-Chave de Performance, em português – de um comércio eletrônico. Isso inclui taxas de aprovação de pedidos, taxas de cobrança retroativa, taxas de revisão manual, taxas de declínio automático etc.

8 – Evite o chargeback (estorno)

Muitas lojas virtuais são vítimas de pessoas que fazem a compra, recebe o produto e, ainda assim, pede estorno. Esta é uma das fraudes mais difíceis de se detectar, pois o golpista utiliza dados limpos e verdadeiros. Por isso, use números de rastreamento para todas as entregas e exija a assinatura do destinatário no ato da entrega. Estas são exemplos de boas práticas para evitar o chargeback.

Fonte: CNDL