05.08.2021

6 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

A inadimplência atinge todos os tipos de organizações e, em casos extremos, algumas empresas até fecham as portas. Para ajudar os profissionais a evitar este problema, o Blog do Varejo tem cinco dicas para reduzir atrasos e não pagamentos de dívidas por parte dos consumidores. Além disso, deixamos a Dica de Ouro da CDL Blumenau. Confira:

1 – Verifique o histórico
Para compras a prazo ou no crediário, colete ao menos os dados básicos do cliente, ou seja, documentos, comprovante de residência e números para contato. Uma das formas mais práticas é a consulta ao SPC e Serasa, ou seja, eles fornecem informações que facilitam o reconhecimento de bons pagadores.

Lembre-se, a CDL Blumenau é parceira do SPC Brasil e disponibiliza o serviço aos associados.

2 – Tenha a nota fiscal como aliada
Empresas que não emitem nota fiscal, além de agirem ilegalmente, ficam desamparadas pela lei para questões judiciais perante o cliente. Dessa forma, se houver inadimplências, as empresas não terão a quem recorrer.

3 – Negocie até eliminar o prejuízo
Quando fizer a cobrança, seja compreensível e, acima de tudo, esteja disposto a facilitar a negociação da dívida existente. Talvez, a proposta não lhe renderá altos lucros, mas se você conseguir evitar prejuízo, já será um ponto positivo.

4 – Cultive uma boa relação com o cliente
Além de reduzir a inadimplência, um bom relacionamento com o cliente também gera fidelização. Afinal, se ele confia na sua empresa, estará mais propenso a nunca atrasar pagamentos.

5 – Invista em um sistema de gestão eficiente
Um bom sistema de gestão é seu aliado, ou seja, ele ajuda na organização de contas e na comunicação com o cliente.

Dica de Ouro
Participe do Fórum Análise de Crédito, oferecido gratuitamente e de forma exclusiva aos associados. O objetivo da atividade é orientar os participantes sobre ações e técnicas que tragam mais segurança para as vendas no crediário, reduzindo a inadimplência. Além disso, é um momento para os profissionais discutirem melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para uma cobrança mais eficaz.

Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (47) 3221-5705 ou pelo e-mail [email protected].