31.08.2021

7 dicas para atrair clientes na Semana Brasil

Quer vender mais? Então prepare-se: de 3 a 13 de setembro será realizada a Semana Brasil. Serão 10 dias de ofertas imperdíveis para os clientes! E você lojista, sabe como desenvolver ações para atrair o consumidor?

As promoções fazem parte do mix de marketing das empresas varejistas e são fundamentais para impulsionar as vendas e mexer no estoque, porém, executá-las não é tão simples assim. Não basta apenas reduzir os preços e colocar uma placa de “saldão” na entrada da loja. Para aproveitá-las ao máximo, deve-se considerar quais iniciativas fazem mais sentido para o seu negócio e como implementá-las.

Lembre-se que para as promoções terem sucesso, devem apresentar ao consumidor benefícios concretos, portanto pense como se fosse o próprio consumidor. Cuidado para não divulgar algo que não possa cumprir e acabar frustrando o cliente.

Seja criativo e desenvolva ações que agreguem valor ao consumidor! Confira a seguir algumas boas ideias:

1 – Definir os objetivos e público-alvo
Para iniciar qualquer promoção, o primeiro passo é definir os objetivos da campanha: aumentar carteira de clientes, faturamento, mix de produtos vendido etc. A estratégia a ser aplicada precisa ser específica para cada objetivo, sendo analisados os resultados atuais e definido o percentual de crescimento necessário.

Assim como os objetivos, deve ser escolhido o público-alvo: gênero, idade, canais de vendas. Após essas definições, é possível desenvolver ideias de promoções.

2 – Desenvolver promoções de sucesso
Próximo passo é realizar análise de investimento necessário, ou seja, quanto será disponibilizado para publicidade, qual percentual de descontos será aplicado nos produtos em promoção, entre outros.

A seleção dos produtos deve ser realizada com cuidado, analise o histórico de vendas dos meses anteriores, assim como os dados do ano anterior e utilize com parâmetro para a escolha dos itens com desconto. Procure selecionar produtos que estão parados no estoque mesclando com produtos de alto giro, pois desta forma, além de garantir resultados positivos no faturamento, é possível impulsionar as vendas de produtos de baixa rotatividade.

3 – Anuncie o desconto
A máxima “a propaganda é a alma do negócio” é com razão. O público-alvo precisa ser informado sobre a ação da sua loja! Comunique as promoções em todos os canais de contato: site, redes sociais, publicidade. Anuncie a campanha na vitrine e no interior da loja. No caso do e-commerce, divulgue tanto na home page quanto nas páginas de navegação interna.

Crie um material publicitário como flyers, folders, cards para o Instagram e WhatsApp, e-mail marketing, entre outros.

CONFIRA A CAMPANHA DIVULGADA PELA CDL BLUMENAU.

4 – Promoções relâmpago
Se você tem o hábito de fazer promoções relâmpago, o consumidor sempre vai estar atento ao que você está “aprontando” na loja. Ações como ‘só hoje’ ou ‘oportunidade única’ despertam nas pessoas um senso de urgência. Afinal, se decidir deixar a compra para depois, não terá mais o desconto.

Use a inteligência obtida com as métricas do seu negócio para tornar a ação mais eficiente. Com elas, você pode saber qual o dia e a hora de maior movimento no estabelecimento, ou maior tráfego no site e realizar as promoções nesse período.

5 – Promoções exclusivas
Exclusividade é um excelente caminho para a fidelização do cliente. Ao perceber que determinada promoção foi feita especialmente para ele, mesmo que se estenda a um grupo maior de pessoas, ele se sente importante e passará a frequentar o estabelecimento.

Você pode fazer isso, por exemplo, lançando promoções específicas para os seus fãs no Facebook ou os seguidores do Instagram. Também vale garantir descontos especiais para os destinatários do e-mail marketing ou fazer ofertas especiais aos clientes que o visitam com mais frequência.

6 – Promoções Segmentadas
Segmentar as ofertas é meio caminho andado para acertar. Use o conhecimento que você adquiriu sobre seus clientes para fazer isso e, de quebra, ganhar pontos com eles. Você pode usar o histórico de compras para fazer uma promoção sob medida para determinado grupo. Se você vende livros, por exemplo, pode enviar ofertas de descontos especiais para os clientes que já compraram o livro de determinado autor.

Ao comprar na sua loja, os clientes lhe dão muito mais informações do que as que estão no formulário de cadastro que preenchem antes de finalizar a primeira compra. Eles dizem a você do que gostam, quais marcas preferem, qual música curtem ouvir etc. Saiba reconhecer essas informações e use-as para segmentar as promoções e acertar em cheio.

7 – Acompanhar o andamento e medir os resultados
O andamento de qualquer ação promocional deve ser acompanhado com o mesmo empenho despendido nas fases de elaboração, garantindo que os resultados sejam atingidos e que todos os envolvidos estejam engajados com os processos. Este acompanhamento deve ser realizado com periodicidade diária, semanal e/ou mensal, dependendo do tempo de duração da ação promocional.

Ao término de qualquer promoção, é necessário medir os indicadores e os resultados obtidos, comparando as vendas realizadas durante a promoção com os dados analisados no planejamento. Os passos apresentados podem ser aplicados em qualquer empresa do varejo. Assim você define o sucesso ou fracasso da ação promocional.

Lembre-se! O segredo para ter sucesso nas ações promocionais é entregar valor e garantir a satisfação do consumidor!