Artigos

07.12.2015

Artigo: Ações prometem aquecer o comércio em Blumenau

Compartilhe: Google+

* Presidente da CDL Blumenau, Helio Roberto Roncaglio

O período de festas em dezembro sempre é muito aguardado por todos, em especial pelo comércio, que vê suas vendas aumentarem significativamente. Entretanto, esse ano o varejo está cauteloso. E não é para menos, já que as vendas ficaram abaixo das expectativas durante o ano, principalmente nas datas comemorativas. Desse cenário ainda fazem parte os juros altos, valorização do dólar frente ao real, inflação e incertezas econômicas.

Porém, Santa Catarina é um estado diferenciado e Blumenau está bem inserida nesse contexto. A desaceleração nas vendas aqui no Estado, por exemplo, foi menor do que a média nacional. Enquanto o comércio varejista catarinense cresceu 0,1%, o país registrou queda de 3% no acumulado de 2015 até agosto.

Outro ponto positivo é a economia diversificada, além do nível de renda relativamente estável, que permite acesso ao crédito. Santa Catarina também teve a menor taxa de desemprego, que passa a ser determinante no consumo dos catarinenses.

Em Blumenau, os lojistas não estão de braços cruzados e buscam alternativas para driblar as expectativas ruins. Logo após a Oktoberfest a cidade já entrou em clima natalino, enfeitando vitrines, colocando produtos relativos ao período à disposição dos consumidores e fazendo promoções.

A CDL Blumenau também está fazendo a sua parte para incentivar o consumo na cidade. Uma das principais ações é a campanha Dê um UP na sua garagem, promovida pela CDL e o Sindilojas, que vai sortear cinco carros Volkswagen UP zero quilômetro e 100 vales-compras de R$ 300,00 cada aos consumidores.  Essa é uma das maiores campanhas do estado e com tantos prêmios muitas pessoas são atraídas a comprar nas lojas participantes da promoção.

Outra ação extremamente relevante promovida pela CDL é o 2º Feirão Limpe Seu Nome, que acontece de 1 a 5 de dezembro. O principal objetivo é diminuir a inadimplência, fazendo com que o empresário tenha um retorno do que tem para receber e que o consumidor volte a ter seu crédito no mercado.  A intenção é que as pessoas que estão inadimplentes utilizem o 13º salário para, primeiramente, quitar as dívidas. Além disso, com o nome limpo, o consumidor tem crédito para realizar novas compras e, assim, movimentar o comércio.

O momento é de otimismo. Independentemente do cenário econômico, vamos trabalhar em conjunto para que o final de ano possa apresentar resultados compensadores e começarmos 2016 com o pé direito.

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo