POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS PARA NAVEGAÇÃO NO SITE DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BLUMENAU
Este documento foi alterado pela última vez no dia 24 de agosto de 2021 e validada pelo Comitê de Implementação da LGPD da CDL Blumenau.
Esta Política Geral de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais é estabelecida com diretrizes e procedimentos para o tratamento dos dados pessoais, todos em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018) e o Marco Civil da Internet (Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014), visando a segurança no âmbito digital para os associados da Entidade, dos usuários cadastrados e visitantes Portal institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (https://www.cdlblumenau.com.br/site/), inscrita no CNPJ sob o n. 82.659.715/0001-15, com sede à Rua XV de Novembro, n. 759, 4º andar, Sala 413 bairro Centro, na cidade de Blumenau/SC, CEP 89010-001.
Este Portal tem acesso livre e gratuito, com foco irremediável na anonimização dos dados e informações dos usuários.
Dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável (Exemplos: nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, número do telefone, endereço residencial, e-mail e afins).
Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
Dado anonimizado: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;
Endereço IP: endereço de Internet Protocol associado ao dispositivo usado pelo usuário. Cada Endereço IP corresponde a um conjunto alfanumérico que, junto com outras informações, ajuda a identificar unicamente o dispositivo que o USUÁRIO está usando para acessar a internet.
Controlador(a) de dados: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. As competências instituídas em lei são:
Na Entidade, os Controladores são os membros efetivos da Diretoria (https://www.cdlblumenau.com.br/site/a-cdl/diretoria), conforme disposições estatutárias.
Operador(a) de dados: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
No âmbito da Entidade, o(a) Operador(a) é pessoa do quadro funcional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau.
Encarregado(a) de dados ou Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). As competências instituídas em lei são:
Na Entidade, os(as) Encarregados(as) são os membros efetivos da Diretoria (https://www.cdlblumenau.com.br/site/a-cdl/diretoria), conforme disposições estatutárias.
3.1. Coleta de dados: Os dados poderão ser coletados:
A Entidade não é responsável pela veracidade, inveracidade ou desatualização nas informações e Dados fornecidos pelos usuários em sua plataforma, sendo de responsabilidade do informante dos dados prestá-las com exatidão e atualizá-las, podendo fazê-lo através de contato com este propósito específico (https://www.cdlblumenau.com.br/site/fale-conosco)
3.2. Bases legais e princípio: O tratamento de dados pessoais é toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
São bases legais e princípios a serem seguidos pelo Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau quanto ao tratamento de dados:
O tratamento de dados pessoais pela Entidade se dará nas seguintes hipóteses, sempre com o consentimento do(a) Titular de dados, pautada em fundamentações claras e legítimas, a partir de situações concretas, para as quais somente serão coletados os dados estritamente necessários para essa finalidade:
4.1. Do consentimento - art. 8º da LGPD
Representa a manifesta vontade do titular e deverá ser fornecido por escrito ou por outro meio que demonstre a manifestação de vontade do titular, conforme identificado no acesso à página inicial do Portal (https://www.cdlblumenau.com.br/site/).
Como visto na operacionalização, somente haverá tratamento de dados (com o consequente consentimento do(a) Titular) para situações que de fato necessitem.
O consentimento pode ser revogado a qualquer momento mediante manifestação expressa do titular, por procedimento gratuito e facilitado, bastando registrar seu pedido junto aos canais direcionados exclusivamente às tratativas junto ao DPO da CDL Blumenau.
E-mail: [email protected]
Telefone: (47) 3221-5770
4.2. Da finalidade e dos tipos de dados eventualmente tratados - art. 9º
Ocorrendo variações na finalidade inicial para o tratamento dos dados pessoais, solicitar-se-á aos usuários da ferramenta novo consentimento de forma prévia, garantindo-lhes a discordância e/ou revogação dos consentimentos originais.
Ao ingressar na página principal do site, a Entidade poderá iniciar a coleta de variados dados, em relação as finalidades acima expostas:
Esta Política geral se aplica somente ao Portal Institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (provenientes do domínio base https://www.cdlblumenau.com.br/) e não abrange serviços de terceiros disponibilizados por intermédio desse Portal, os quais deverão ter seus próprios termos e políticas de privacidade.
Os dados eventualmente tratados poderão ser provenientes do site, formulários de contato, e-mails, contato telefônico, redes sociais e afins, todos abrangidos pelas diretrizes aqui apresentadas, prezando a Entidade pela não utilização de dados sensíveis e também de dados pessoais de crianças e adolescentes avessos às finalidades informativas da página web e caso ocorrendo, sempre atendando-se ao consentimento específico e destacado (art. 11 e art. 14 da LGPD e item 4. Operacionalização do tratamento de dados).
Os dados coletados pela Entidade serão armazenados em ambiente seguro e controlado, se eximindo a Entidade e quaisquer responsabilidades por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões do banco de dados dos sites, aplicativos e serviços oferecidos por esta, salvo nos casos em que tiver dolo ou culpa.
Todavia, caso a Entidade identifique que alguma dessas situações ocorreu, notificará os usuários afetados informando que houve violação de seus Dados e indicando que adotem as medidas cabíveis.
Diante do exposto no art. 15 da LGPD, o término do tratamento dos dados pessoais pela Entidade ocorrerá nas seguintes hipóteses:
* Com base na legislação vigente tais como:
6.1. Tratamento de dados pessoais pelo Poder Público
O tratamento de dados pessoais pelas pessoas jurídicas de direito público referidas no parágrafo único do art. 1º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), deverá ser realizado para o atendimento de sua finalidade pública, na persecução do interesse público, com o objetivo de executar as competências legais ou cumprir as atribuições legais do serviço público.
O uso compartilhado de dados será realizado no cumprimento de suas obrigações legais ou regulatórias, com organizações públicas ou privadas, de acordo com a finalidade admitida na legislação pertinente, resguardados os princípios de proteção de dados pessoais. São algumas organizações:
Toda pessoa natural tem assegurada a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade, nos termos desta Lei, além de ter o direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:
Estas situações podem ser requeridas através de procedimento gratuito e facilitado, bastando registrar seu pedido junto aos canais usuais de atendimento: https://www.cdlblumenau.com.br/site/fale-conosco.
Cookies são pequenos arquivos que os sites colocam no seu computador para armazenar informações sobre suas preferências. Os cookies podem melhorar a sua experiência de navegação, permitindo que os sites se lembrem das suas preferências ou evitando que você tenha de se conectar sempre que visitar determinados sites. No entanto, alguns cookies podem colocar a sua privacidade em risco ao rastrear os sites que você visita. (Suporte Microsoft[1])
Ao acessar o conteúdo do Portal do domínio https://www.cdlblumenau.com.br/, poderão ser coletados cookies pelo navegador, para melhorar o uso e a funcionalidade do Portal com as seguintes finalidades:
Para atingir essas finalidades, a Entidade usa os seguintes tipos de cookies (Suporte Google[2]):
Registra-se que a Entidade faz ou poderá fazer uso do Google Analytics e o Google ReCaptcha para a coleta e processamento de Dados (conforme políticas próprias[3]), com as quais o usuário plenamente concorda ao aceitar a presente Política Geral da Entidade. Quaisquer usos feitos pelo Google ou seus parceiros dos Dados dos usuários do site coletados por meio dessas ferramentas serão de responsabilidade única e exclusiva do Google, sendo a Entidade isenta de quaisquer responsabilidades resultantes de tal uso.
Toma ciência o usuário que as regras de cookies são, na maioria das vezes, estabelecidas pelos próprios navegadores de internet, com alterações pontuais definidas pelo usuário.
Estas configurações ou mesmo a recusa genérica no uso de cookies pode alterar diversos recursos de navegação no site da Entidade, podendo causar instabilidade em alguns serviços ou o impedimento de acesso.
Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais poderá ser alterada a qualquer tempo caso haja necessidade, permanecendo a data de instituição e da última movimentação no caput desta página
A fim de garantir a conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), toda operação realizada com os dados pessoais do usuário está amparada em uma hipótese de tratamento, como o legítimo interesse da CDL Blumenau em prover informações sobre seus serviços, ou para finalidades sobre as quais haverá manifesto interesse do usuário (ex: inscrição em cursos) ou, ainda, para o cumprimento de obrigação regulatória/legal.
Além disso, para fins de cumprimento ao disposto no artigo 41 da Lei acima mencionada, a CDL Blumenau disponibiliza o e-mail: [email protected] e o telefone (47) 3221-5770 para quaisquer situações envolvendo a proteção de dados e privacidade, conforme preceituado pela legislação vigente.
Quaisquer outras dúvidas, requerimentos, exposições de situações, elogios ou reclamações podem ser encaminhados através dos canais usuais de atendimento da Entidade: https://www.cdlblumenau.com.br/site/fale-conosco.
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